
Treze pessoas foram presas durante uma operação contra uma organização criminosa que atua no tráfico interestadual de drogas. Entre os presos está um homem apontado como o líder do grupo criminoso que utilizava cidades do Sudoeste do Estado como rota para a atividade ilícita.
Nesta terça-feira (15), foram cumpridos 37 mandados judiciais nas cidades de Francisco Beltrão, Manfrinópolis e Três Barras do Paraná, no estado do Paraná, e Chapecó, em Santa Catarina.
Mais de 120 policiais participaram da ação, que contou com o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR e com a atuação de cães farejadores. Nos endereços dos suspeitos foram apreendidos cinco veículos, um caminhão, três armas de fogo, munições e cerca de meio quilo de drogas.
LEIA MAIS:
- Professor é investigado por pagar colegas para agredir aluno
As investigações, que tiveram início em junho de 2023, apontam que a droga estava relacionada a um grupo criminoso que adquiria entorpecentes em áreas fronteiriças, fazia o transporte até a região Sudoeste do Paraná e armazenava provisoriamente em áreas rurais da região.
Posteriormente, a droga era distribuída para outros Estados da federação, sendo Santa Catarina o principal destino. Segundo a polícia, ao longo de dois anos de investigação, o grupo movimentou mais de R$ 52 milhões por meio de contas bancárias de familiares e de pessoas jurídicas de empresas atuantes nas áreas de alimentação, entretenimento, produtos de beleza, hotelaria e transporte.
A Justiça determinou o sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias dos investigados, que devem responder pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Informação: Juliano Couto e Vanessa Fontanella