Vereador do PL eleito no AM tem diploma cassado pelo TRE-AM por fraude à cota de gênero


Decisão foi unânime e tomada durante sessão do Pleno realizada nesta terça-feira (15). Maronilson Costa de Fontes (PL) teve o diploma de vereador cassado pelo TRE-AM
Divulgação
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou o diploma do vereador Maronilson Costa de Fontes (PL), eleito em Presidente Figueiredo nas eleições de 2024. A decisão foi unânime e tomada durante sessão do Pleno realizada nesta terça-feira (15).
Com a cassação, o mandato foi confirmado para César Amaral Izoroarte da Silva, do Republicanos, que assume a vaga na Câmara Municipal da cidade.
O g1 não conseguiu contato com a defesa de Maronilson até a publicação desta matéria.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Os membros da Corte rejeitaram o recurso apresentado pelo Partido Liberal e acompanharam o parecer do Ministério Público Eleitoral. O relator do caso, juiz Cássio André Borges dos Santos, apontou indícios de candidatura fictícia de Fabíola Oliveira Pereira, usada para cumprir a cota de gênero exigida por lei.
De acordo com o TRE-AM, entre os elementos destacados estão votação zerada, ausência de movimentação de campanha e falta de registros financeiros na prestação de contas. Fabíola permanece inelegível por fraude à cota de gênero.
A decisão ainda cabe recurso e será publicada na próxima edição do Diário da Justiça Eletrônico, disponível no site do TRE-AM.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.