Google é processado em US$ 6,6 bi no Reino Unido

O Google está sendo processado no Reino Unido por possíveis danos de até 5 bilhões de libras (US$ 6,6 bilhões) em uma ação coletiva que alega que a empresa abusou de sua posição dominante no mercado de pesquisas online.

A ação coletiva, apresentada ao Tribunal de Apelação da Concorrência na terça-feira (15), argumenta que as ações do Google permitiram que a empresa cobre preços mais altos pelos anúncios que aparecem nos resultados de pesquisas do que poderia cobrar se houvesse um mercado competitivo.

Segundo o processo, o gigante da tecnologia dos EUA contratou fabricantes de telefones celulares para pré-instalar o mecanismo de pesquisa do Google e o navegador Chrome em dispositivos Android e pagou à Apple para torná-lo o mecanismo de pesquisa padrão em iPhones, com a intenção de eliminar a concorrência.

A reivindicação, apresentada pela especialista em direito da concorrência Or Brook em nome de milhares de empresas, alega que o Google garantiu que seu mecanismo de busca tivesse melhor funcionalidade e mais recursos para a oferta de publicidade do próprio Google do que a de seus concorrentes.

O Google disse que esse é “mais um caso especulativo e oportunista. Vamos nos opor vigorosamente a ele”. “Os consumidores e anunciantes usam o Google porque ele é útil, e não porque não há alternativas”, disse um porta-voz.

Brook disse que as empresas quase não têm escolha a não ser usar os anúncios do Google para fazerm publicidade de seus produtos e serviços. “Os órgãos reguladores de todo o mundo descrevem o Google como um monopólio”, disse ela em comunicado.

“O Google tem aproveitado seu domínio no mercado de pesquisa geral e de publicidade em buscas para cobrar mais dos anunciantes.

“O órgão regulador antitruste da Reino Unido lançou em janeiro uma investigação sobre os serviços de busca do Google, incluindo seu impacto nos mercados de publicidade.

A Autoridade de Concorrência e Mercados afirmou, na época, que milhões de pessoas e empresas dependem dos serviços do Google, que representam 90% das buscas e são usados por mais de 200 mil empresas do Reino Unido para fazer publicidade.

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