Nesta quarta-feira (16), centenas de manifestantes contra o governo da Sérvia lotaram a praça na cidade de Kraljevo, exigindo que os responsáveis pelo desabamento do teto de uma estação de trem em Novi Sad, que aconteceu em novembro de 2024, sejam levados à justiça.
Na época, o ex-primeiro ministro, Milos Vucevic, afirmou que os responsáveis seriam punidos. Porém, isso não aconteceu até hoje, gerando insatisfação na população.
O protesto foi organizado e liderado por estudantes locais, que assopravam apitos e seguravam sinalizadores.
Veja vídeo da manifestação:
Os atos acontecem desde o início de 2025, onde diversos cidadãos sérvios protestaram conta o governo do país, comandado por Aleksandar Vučić.
Comícios diários se espalharam pela Sérvia e se tornaram o maior desafio nos 12 anos de governo do atual presidente, com os manifestantes denunciando a corrupção generalizada e a incompetência que levaram ao desastre.
Milica Miletic, uma das manifestantes que compareceram ao protesto em Kraljevo, disse que está feliz com o impacto que os movimentos têm causado:
“Estou muito feliz que eles tenham começado algo tão grande e que tenham conscientizado sobre a situação no país e, de modo geral, dado ao povo da Sérvia grande confiança para acordar e finalmente ir às ruas”, afirmou.
Atualmente, o parlamento da Sérvia aprovou o professor Djuro Macut como novo primeiro-ministro, após seu antecessor renunciar ao cargo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Manifestantes vão às ruas na Sérvia para protestar contra atual governo no site CNN Brasil.