Como fica o tempo no feriadão de Páscoa e Tiradentes? Veja previsão para todas as regiões do país


Frente fria que começa a se formar no Sul na sexta-feira deve deixar o tempo instável em boa parte do país nos próximos dias. Pedestres se protegem da chuva na região central de São Paulo
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais um feriado emendado se aproxima, mas o tempo não deve ajudar quem pretende aproveitar a data para viajar.
Segundo a Climatempo, uma frente fria que começa a se formar no Sul na sexta-feira (18) deve deixar o tempo instável em boa parte do país nos próximos dias. (veja no mapa o avanço do sistema)
“As condições para chuva no Brasil ainda estão altas porque ainda tem muito umidade disponível e a atmosfera está quente para os padrões desta época”, detalha Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo.
Além de impactar diretamente o Sul, a frente vai avançar para o Sudeste e deve chegar ao litoral da Bahia, o que deve trazer chuva para essas regiões.
Avanço da frente fria no feriado
Arte/g1
O sistema também deve espalhar um ar mais frio, de origem polar, sobre o país.
O Sul deve ser a única região que realmente deve sentir um frio mais intenso. Há possibilidade de geada no amanhecer de domingo (20) e de segunda (21).
Já em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar deve somente refrescar e diminuir a sensação de abafamento.
Área devastada por queimadas tem queda de 70% no 1º trimestre, diz MapBiomas
Chuva no feriadão
De acordo com a Climatempo, as condições para chuva, tanto para o feriado prolongado de Páscoa como o de Tiradentes, são altas para boa parte dos estados brasileiros.
Veja abaixo como fica a previsão em todas as regiões do país:
Sul
O feriadão começa com possibilidade de pancadas de chuva nos três estados da região.
No sábado (19), a frente fria avança rapidamente sobre a região e a chuva deve se concentrar sobre Santa Catarina e Paraná. Boa parte do Rio Grande do Sul deve ter sol, mas a região serrana e o noroeste do estado devem ter muitas nuvens.
🥶De acordo com a Climatempo, a temperatura também deve ter uma queda expressiva ao longo do dia com a entrada do ar de origem polar.
Já no domingo (20), o ar frio passa a atuar com mais força e a madrugada será mais fria. A previsão é que o dia amanheça com marcas abaixo dos 10°C em boa parte da região. Pode gear na serra do sudeste gaúcho e o sol predomina ao longo do dia.
Na segunda (21), feriado de Tiradentes, a expectativa é de um dia típico de outono, com amanhecer frio, tarde amena e sol durante todo o dia.
Sudeste
No Sudeste, o feriado começa com tempo muito instável. Já na sexta-feira (18), áreas de instabilidade avançam pelo interior do de São Paulo e pode chover no oeste e no norte do estado. O mesmo acontece em Minas Gerais e no Espírito Santos.
Com o avanço da frente fria no sábado, há possibilidade de chuva forte nos quatro estados da região durante o segundo dia do feriado.
No domingo, o sistema deve avançar em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais. O sol deve volta para grande parte do interior paulista, sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Centro-norte e leste de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda tem risco de chuva forte.
Litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro devem ter tempo muito chuvoso, mesmo sem previsão de tempestade nessas regiões.
Na segunda, a chuva deve se concentrar no litoral do Sudeste, com possibilidade de pancadas moderadas até a divisa e Minas Gerais com a Bahia.
Centro-Oeste
A região deve ser uma das poucas com grandes períodos de sol durante o feriado. Há possibilidade de pancadas de chuva, principalmente na parte da tarde e à noite.
Na sexta e no sábado, Mato Grosso do Sul tem risco de chuvas fortes. A temperatura deve ficar amena por causa da chuva e também da passagem de uma frente fria. Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal também tem previsão de chuva para esses dias.
No domingo, o ar de origem polar que vem com a frente fria se espalha pelo Centro-Oeste. O ar deve ficar mais fresco no Mato Grosso do Sul, em áreas do sul de Mato Grosso e de Goiás.
O feriado de Tiradentes deve ser de predomínio de sol no Mato Grosso do Sul. Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal podem ter pancadas de chuva.
Norte
A região permanece com condições de chuva durante todos os dias do feriado, com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando nessa faixa do país.
➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na sexta-feira e no sábado, os períodos com sol serão maiores no Acre, no sul e leste do Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins. As condições para chuva tendem a aumentar nessas áreas no ao longo do domingo e da segunda-feira.
Nordeste
Boa parte do feriado deve ter grandes volumes de chuva, especialmente no litoral da Bahia.
A partir do sábado, as pancadas devem ser frequentes no centro-norte do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e de Pernambuco.
A expectativa é de predomínio de sol durante o feriadão em Sergipe, Alagoas, no sertão de Pernambuco, no sul do Piauí e no norte da Bahia.
Na segunda, a frente fria avança pelo litoral baiano e aumenta o risco de chuva moderada a forte no litoral e nas áreas próximas da divisa com Minas Gerais.
Outono começa na quinta-feira (20) com temperaturas acima da média; veja a previsão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.