O Banco Central Europeu (BCE) reduziu sua taxa básica de juros para 2,25%, de 2,5%, nesta quinta-feira (17), enquanto as tarifas de Donald Trump pairam sobre a economia da região.
O BCE determina o custo dos empréstimos para os 20 países que utilizam o euro. O corte, que era amplamente esperado, é o sétimo no último ano.
O BCE disse em um comunicado na quinta-feira que, embora a zona do euro tenha construído “resiliência contra choques globais”, a “perspectiva de crescimento se deteriorou devido ao aumento das tensões comerciais”.
“O aumento da incerteza provavelmente reduzirá a confiança entre famílias e empresas, e a resposta adversa e volátil do mercado às tensões comerciais provavelmente terá um impacto mais restritivo nas condições de financiamento”, afirmou o banco central.
“Esses fatores podem pesar ainda mais sobre as perspectivas econômicas para a zona do euro.”
O banco é o mais recente ator econômico e financeiro global a alertar que as tarifas podem pesar sobre as economias e prejudicar a todos, desde grandes corporações até pessoas comuns.
Alertas semelhantes foram emitidos pela Organização Mundial do Comércio, pelo presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e outros .
A inflação na zona do euro caiu do recorde atingido no final de 2022 para 2,2% na comparação anual em março, chegando bem perto da meta de 2% do banco central.
Enquanto isso, as tarifas do governo Trump ameaçam prejudicar o crescimento econômico em todo o mundo.
Da mesma forma, no mês passado, o BCE disse que as tarifas anunciadas até então aumentaram a incerteza sobre a política comercial, levando-o a prever um crescimento menor na Europa neste ano e no próximo.
Yael Selfin, economista-chefe da consultoria KPMG, disse que o BCE pode cortar as taxas mais três vezes este ano.
“O resultado das interrupções comerciais pode criar um excesso global de produtos manufaturados, o que pode fazer com que os preços dos produtos caiam em território deflacionário este ano”, acrescentou Selfin.
Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em BCE corta juros e alerta para aumento de incertezas em meio a tarifaço no site CNN Brasil.