Eventos religiosos: veja programação da Catedral de Brasília e do Morro da Capelinha nesta Páscoa


Celebrações começam nesta quinta-feira (17) com Missa da Santa Ceia, na Catedral, a partir das 20h e vão até segunda (21), com jubileu em comemoração aos 65 anos de Brasília. No Morro da Capelinha, sexta (18) tem apresentação da ‘Paixão de Cristo’. Catedral de Brasília, em imagem de arquivo
Luís Tajes/Setur-DF
A programação de Páscoa na Catedral de Brasília começa nesta quinta-feira (17) e vai até domingo (20). No Morro da Capelinha, a apresentação da Paixão de Cristo é na sexta (18). Os católicos celebram a paixão, morte e ressurreição de Cristo durante esse período.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos — sete dias antes da Páscoa — quando Jesus chegou em Jerusalém, e cada dia de celebração tem um significado (saiba mais abaixo).
Na segunda-feira (21), a Catedral realiza o Jubileu da Arquidiocese, em celebração aos 65 anos de Brasília (veja calendário completo abaixo).
Programação da Catedral de Brasília e do Morro da Capelinha
Quinta-feira (17)
20h: Missa da Ceia do Senhor (Catedral)
Sexta-feira (18)
15h: Celebração da Paixão do Senhor (Catedral e no Morro da Capelinha)
Sábado (19)
20h – Vigília Pascal (Catedral)
Domingo (20):
Páscoa na Ressureição do Senhor (Catedral)
Segunda-feira (21)
10h: Jubileu da Arquidiocese – 65 anos (Catedral)
Conheça o significado de cada dia celebrado na Semana Santa
Semana Santa
Divulgação
Domingo de Ramos
A igreja católica celebra o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Quinta-feira
É quando foi realizada a última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos. Segundo a Bíblia, a refeição era um ritual que acompanhava a festividade judaica. Nesse dia, Jesus realizou a cerimônia de lava-pés e, em ato de humildade, lavou os pés dos 12 discípulos que o acompanhavam.
Sexta-feira Santa
Neste dia, Jesus é crucificado e morre na cruz. Após a morte, Cristo é retirado da cruz e colocado no sepulcro. Na igreja católica, este é o dia em que fazem procissão em ruas da cidade como via-sacra, sendo assim, o único dia do ano que não se celebra a missa.
Sábado de Aleluia
O sábado de Aleluia é o dia que em os católicos fazem a vigília da ressurreição. Na passagem bíblica, quando os discípulos faziam orações, o tumulo onde Jesus estava sepultado era vigiado por soldados.
Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição. Foi nesse dia que mulheres fiéis foram ao túmulo de Jesus, no período da manhã, e encontraram o túmulo aberto e sem vigias. “Um anjo as avisa que Jesus havia ressuscitado”.]
VEJA VÍDEO: Atores estão nos últimos ensaios para a encenação da Via Sacra
Atores estão nos últimos ensaios para a encenação da Via Sacra
LEIA TAMBÉM:
FERIADO DE PÁSCOA: DF tem linhas especiais e transporte público de graça
FERIADÃO: Saiba como fica o tempo em Brasília
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.