
As 27 Unidades de Conservação do Paraná vão funcionar normalmente durante o feriadão prolongado.
Os locais, administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) – além do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, e do Aquário de Paranaguá, no Litoral –, estarão abertos à visitação durante todo o feriado prolongado, entre a Sexta-Feira Santa (18) e a segunda-feira (21), celebração de Tiradentes, com horário de funcionamento normal, variando de acordo com o complexo ambiental.
Há opções para diferentes gostos. Locais com espaço para camping, como o Parque Estadual Pico do Marumbi, entre a Região Metropolitana de Curitiba e a região litorânea; com cachoeiras, como o Salto São Francisco, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Paraná; ou preparado para a prática de esportes mais radicais, como o Guartelá, em Tibagi, e o Vale do Codó, em Jaguariaíva, nos Campos Gerais.
No total, o Paraná possui hoje 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, nem todas abertas à visitação. Esse montante compreende cerca de 26,3 mil km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou aquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.
Informações: Lorena Pelanda, com assessoria