
Um dentista de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é investigado por comércio ilegal de produtos e equipamentos odontológicos. Nesta quarta-feira (16), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no consultório odontológico e na casa do suspeito.
A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MPPR). A ação é resultado de investigações que tiveram início em março deste ano a partir de um relatório encaminhado pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual.
No documento, o órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública aponta o dentista como o maior comerciante de produtos odontológicos ilegais do país. Segundo o MP, a investigação busca apurar a prática reiterada e organizada dos crimes de importação, venda, exposição à venda e distribuição de produtos e equipamentos em plataforma de e-commerce e em redes sociais.



O promotor de Justiça, Antônio Juliano Souza Albanez, destaca que todos os equipamentos supostamente comercializados pelo suspeito não são certificados pela Vigilância Sanitária e oferecem, portanto, riscos à saúde de pacientes e de profissionais.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos aparelhos de raio-x e de ultrassom sem registro sanitário. Também foram apreendidos celulares e computadores.
A 3ª Vara Criminal de Ponta Grossa proibiu o profissional de fazer propaganda em sites e em redes sociais de qualquer produto médico ou odontológico sem registro na Vigilância Sanitária. O MP investiga se há mais pessoas envolvidas no comércio ilegal, o que pode configurar a atuação de uma associação criminosa.
Reportagem: Vanessa Fontanella