TJPR alerta para novo golpe aplicado por aplicativos de mensagens

TJPR alerta para novo golpe aplicado por aplicativos de mensagens

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), por meio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (Nisi), pede atenção dos paranaenses para um novo golpe que está sendo aplicado por estelionatários. O chamado golpe do contato de emergência vem sendo disseminado por criminosos por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

De acordo com o TJPR, os criminosos conseguem o acesso remoto aos celulares das vítimas para realizar a prática de fraudes financeiras. Com o novo golpe, os criminosos se passam por amigos ou familiares da vítima e solicitam a esta que seja um “contato de emergência” para compra/venda por plataformas de e-commerce utilizando nomes de empresas conhecidas como Mercado Livre, Shopee, Facebook e iFood.

Com isso, o criminoso solicita o e-mail da vítima e envia um link/código para que ela clique e confirme que é ela (“Sim, sou eu”). Depois disso, um novo código é enviado para o WhatsApp da vítima e o criminoso insiste para que ela informe os números.

Com posse desses códigos, o criminoso assume o controle do aparelho, reseta o celular remotamente e passa a usar o número para enganar novos contatos.  Em casos mais elaborados, os golpistas utilizam áudios gerados com inteligência artificial e reproduzem a voz da vítima para parecer ainda mais convincente. Com o acesso ao dispositivo móvel, os golpistas acessam também aplicativos bancários e desviam dinheiro das contas. 

Caso alguém caia no golpe, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional orienta a entrar em contato imediatamente com a instituição financeira para impedir transações não autorizadas e bloquear contas e cartões, alertar os contatos sobre o ocorrido para evitar que sejam vítimas secundárias.

Além disso, é importante registrar um Boletim de Ocorrência e contatar a operadora de telefonia para recuperar o controle do número.

O Nisi apresenta orientações para evitar o golpe: 

  • Desconfie de mensagens com pedidos inusitados, mesmo que pareçam vir de conhecidos; 
  • Jamais forneça códigos enviados por SMS ou WhatsApp a terceiros; 
  • Não clique em links ou confirme solicitações de autenticação sem saber sua finalidade; 
  • Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp e em aplicativos bancários. 

Medidas Preventivas Adicionais 

  • Não forneça seu e-mail ou dados pessoais por mensagens de texto, voz ou ligações inesperadas; 
  • Desconfie de áudios ou vídeos fora de contexto, mesmo com voz conhecida; 
  • Em caso de dúvida, ligue diretamente para a pessoa supostamente envolvida.

Informações: Marlon Santiago

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