
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) lançou um projeto de qualificação profissional voltado para 29 pessoas que saíram do sistema prisional.
Em Curitiba, o curso de Empreendedorismo e Empregabilidade terá duração de nove meses e vai atender 30 pessoas, sendo 29 pessoas em liberdade e um familiar. A UTFPR é a primeira universidade do Paraná a participar do Projeto Alvorada, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que acontece de forma simultânea em 23 instituições do Brasil.
Na UTFPR foram selecionados candidatos que tinham o ensino fundamental completo e que passaram por entrevistas no Complexo Social de Curitiba. Ao todo, os aprovados terão 720 horas de formação e no final terão um certificado de conclusão com o nome da instituição.
Uma das professoras da UTFPR responsáveis pelo projeto, Ana Paula Myszczuk explica que os alunos terão atividades teóricas e práticas.
Na segunda parte, será feito um direcionamento para quem quer abrir pequenos negócios e também para os que desejam melhores colocações de trabalho. A iniciativa tem o propósito de reintegrar as pessoas na sociedade.
O investimento feito na universidade para o Projeto Alvorada foi de R$ 698 mil. Nesta quarta-feira (16) o projeto foi lançado com uma aula magna da coordenadora pedagógica do Projeto Alvorada do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Roseane Narciso.
Reportagem: Brenda Niewiorowski