
Um homem foi denunciado por tentativa de feminicídio após atirar contra uma mulher transexual no centro de Curitiba, no dia 19 de março. Conforme o MPPR (Ministério Público do Paraná), a motivação foi um desentendimento em relação ao pagamento de um programa sexual.
Na denúncia consta que o crime foi pratico em contexto de menosprezo à condição de mulher da vítima, que atua como profissional do sexo e se declara transexual. A promotora de Justiça Ticiane Louise Santana Pereira explica que a denúncia marca uma defesa ampliativa dos direitos.
No documento, foram apontadas como qualificadoras o emprego de meio que resultou em perigo comum, porque os disparos foram efetuados em via pública; o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima; e o emprego de arma de fogo de uso restrito.
Além disso, foi apontado como agravante a motivação torpe do crime (a recusa do pagamento). A vítima sobreviveu porque a arma utilizada pelo homem, de 26 anos, falhou após alguns disparos e pela intervenção de uma testemunha.
Reportagem: Mirian Villa