Pneus com “cabelinho”: saiba o que são e para que servem

Comprar um pneu novo é sinônimo de segurança na rodagem. O item, muitas vezes negligenciado, também possui algumas características que podem passar despercebidas. Como alguns filamentos na banda de rodagem.

A reportagem da CNN procurou uma fabricante de pneus para responder o que são esses “cabelinhos”.

De acordo com a Bridgestone, esses “cabelinhos” são sobras do processo de fabricação.

Os filamentos surgem durante a vulcanização, que é quando o pneu recebe forma e resistência, sendo moldado sob alta temperatura e pressão.

Para que o ar saia do molde e a borracha preencha tudo corretamente, pequenos canais de ventilação são incluídos no molde.

“Esses resíduos visuais são normais e não afetam o desempenho ou durabilidade do pneu. Tampouco possuem função técnica ou operacional”, explica o gerente sênior de Engenharia de Vendas da Bridgestone, Roberto Ayala.


“Cabelinho” no pneu é a sobras do processo de fabricação
“Cabelinho” no pneu é a sobras do processo de fabricação • Divulgação

Ayala ainda lembra que a quantidade e a localização desses filamentos podem variar entre modelos e desenhos de moldes, mas sua presença não interfere na segurança e qualidade do produto.

“Eles tendem a desaparecer com o uso regular do pneu”, acrescentou o especialista.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Pneus com “cabelinho”: saiba o que são e para que servem no site CNN Brasil.

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