Um ataque com mísseis russos à cidade de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, matou uma pessoa e feriu outras 82, incluindo seis crianças, na manhã desta sexta-feira (18), informaram autoridades.
Os ataques destruíram prédios de apartamentos, uma instituição de ensino e uma empresa, segundo os serviços de emergência.
“Foi assim que a Rússia começou esta Sexta-feira Santa – com mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro, Shaheds – mutilando nosso povo e nossas cidades”, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no X.
This is how Russia began this Good Friday – with ballistic missiles, cruise missiles, Shaheds – maiming our people and cities.
A missile strike on Kharkiv, right on the city. Dozens of residential buildings were damaged, as well as an enterprise and vehicles. Around 70 people… pic.twitter.com/z84NrkmqrH
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 18, 2025
“Tudo voou em todos os cômodos, as janelas se estilhaçaram”, comentou Inna Khrystych, uma das moradoras. “Meu marido morreu.”
Andriy Ponomarenko disse que ele e sua esposa foram acordados pelo ataque e correram para encontrar sua filha de quatro anos em meio à fumaça e aos cacos de vidro.
“Primeiro pensamos que o sangue era meu, mas descobrimos que ela tinha um corte no olho”, falou ele.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia afirmou que a Rússia lançou quatro mísseis contra Kharkiv, três deles balísticos e com ogivas de fragmentação.
“A Rússia é uma máquina terrorista. Ela só vai parar se a confrontarmos com força total”, acrescentou Andriy Sybiha, um dia após se reunir com enviados dos EUA, França, Alemanha e Reino Unido em Paris.
Ihor Terekhov, prefeito da segunda maior cidade da Ucrânia, afirmou que o ataque destruiu 15 prédios de apartamentos, com base em informações preliminares.
A Rússia e a Ucrânia concordaram com uma moratória mediada pelos EUA sobre ataques à infraestrutura energética no mês passado, mas ambos os lados se acusam mutuamente de violá-la.
Zelensky disse em uma coletiva de imprensa em Kiev na quinta-feira (19) que, no total, a Rússia estava lançando o mesmo número de mísseis e drones contra a Ucrânia que antes do acordo.
Ele afirmou que a Rússia reduziu o número de ataques contra instalações energéticas ucranianas, mas, em vez disso, estava atacando a infraestrutura civil.
Um ataque de drone na manhã desta sexta-feira em Sumy (18), outra cidade do nordeste, também matou uma pessoa e feriu outra em uma fábrica de bolos de Páscoa, disseram autoridades.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ataque com míssil russo deixa um morto e 82 feridos na Ucrânia no site CNN Brasil.