Guerra pelo topo: quem realmente manda na NBA?

Os playoffs começam neste sábado (19), com as quatro primeiras partidas da pós-temporada. No jogo que vai fechar a noite, o Los Angeles Lakers recebe o Minnesota Timberwolves, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, na Califórnia, buscando iniciar a campanha rumo ao 18º título da NBA.

O feito, aliás, foi atingido na temporada passada pelo Boston Celtics, que, liderado pelo MVP das Finais, Jaylen Brown, venceu o Dallas Mavericks por 4 a 1 na decisão e voltou a se isolar na liderança do ranking dos maiores campeões da principal liga de basquete do planeta.

Marcas dos Celtics

Apesar disso, talvez não seja tão simples cravar qual a maior franquia da NBA. Os Celtics têm a favor, além dos 18 títulos, alguns feitos importantes: são donos da mais longeva dinastia da liga, já que foram 11 vezes campeões em 13 temporadas, entre 1957 e 1969, com direito a um octacampeonato seguido, de 1959 a 1966.

No período, foram liderados por Bill Russell, que esteve em todas as 11 conquistas. Não satisfeito, a lenda celta ainda foi o técnico nos dois últimos títulos, em 1968 e 1969. Casa de outros grandes nomes da NBA, como Larry Bird, a franquia de Massachusetts também ajudou a moldar o basquete moderno.

Se hoje vemos a formação de chamados Big 3, como o formado por LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade no Miami Heat, entre 2010 e 2014, e outro composto por Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving no Brooklyn Nets, entre 2021 e 2022, muito disso se deve aos Celtics.

Isso porque, em 2007, a equipe de Boston se movimentou para adquirir Ray Allen e Kevin Garnett, que se juntaram a Paul Pierce. O trio conquistou o título da NBA logo na primeira temporada junto, em 2007/08, colocando ponto final à fila que vinha desde 1986 — os três ainda venceram o Leste em 2009/10.

Os feitos dos Lakers

O campeão em 2010, aliás, foi o maior rival celta — e outro grande cotado a ser considerado a maior franquia da NBA: o Los Angeles Lakers. Alguns fatos pesam a favor da equipe californiana, a começar pelos 17 títulos da liga.

Além disso, os Lakers são os maiores campeões de Conferência/Divisão — são 32 conquistas no Oeste, enquanto os Celtics levaram o Leste em 23 oportunidades. A equipe de Los Angeles também pode se orgulhar do título da primeira Copa da NBA, em 2023.

Outra curiosidade é ser dona da primeira dinastia da história da NBA. O então Minneapolis Lakers levou nada mais, nada menos do que cinco das oito primeiras temporadas da liga, com direito a um bicampeonato 1949 e 1950 e a um three-peat de 1952 a 1954.

O calibre dos ídolos que já passaram pela franquia é algo que também pesa. De George Mikan a LeBron James e Luka Doncic, Jerry West, Wilt Chamberlain, Elgin Baylor, Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant, Pau Gasol e Anthony Davis foram outras estrelas que representaram os “lagoeiros”.

Chicago Bulls e os últimos three-peats

Mas, já que o assunto são os nomes mais talentosos e famosos, não é possível deixar o Chicago Bulls fora da conversa. Afinal, a franquia de Illinois foi a casa de Michael Jordan ao longo de quase toda a carreira do astro — após voltar da segunda aposentadoria, teve uma breve passagem pelo Washington Wizards.

Os Bulls ainda tiveram, provavelmente, o melhor Robin de um Batman — o que seria de Jordan sem Scottie Pippen? Com eles, a equipe de Chicago conseguiu não só o último, mas como os dois últimos three-peats da NBA: o primeiro, de 1991 a 1993; o segundo, de 1996 a 1998.

Spurs em busca do sexto titulo

Falando em dinastias, é preciso lembrar também do San Antonio Spurs. Time mais vitorioso entre as equipes que vieram da fusão com a American Basketball Association (ABA), liga que rivalizou com a NBA durante os anos 1960 e 1970, as “esporas” construíram grande legado a partir dos pivôs David Robinson e Tim Duncan. Agora com Victor Wembanyama, miram o sexto título após as conquistas em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014.

E para você, leitor, qual a maior franquia da NBA? Vote

Este conteúdo foi originalmente publicado em Guerra pelo topo: quem realmente manda na NBA? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.