A Foton, fabricante líder de veículos comerciais na China, anunciou a abertura oficial de sua linha de montagem na cidade de Caxias do Sul (RS). A unidade industrial tem 6 mil metros quadrados, capacidade de produção de 5 mil unidades por ano e está localizada dentro do complexo da Agrale. Inicialmente, serão montados lá caminhões a partir de componentes importados da China, que chegarão ao Brasil em CKDs (Completely Knocked Down Parts). No primeiro momento, os veículos produzidos localmente serão o semileve Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), os leves Aumark S 715 e S 916 o médio Aumark S 1217, todos já comercializados pela Foton no Brasil. Também será montado em Caxias do Sul o Auman D 1277, caminhão que marca a entrada da Foton no segmento brasileiro de semipesados, que começa a ser comercializado pelas concessionárias brasileiras da empresa ainda em abril. “Escolhemos o complexo da Agrale devido a sua localização na cidade de Caxias do Sul, que tem uma indústria automotiva forte e dinâmica, com mão de obra qualificada. Teremos ainda uma logística eficiente com o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, de onde chegarão as peças. Essa linha de montagem é um ponto de partida, e esperamos aumentar nossa presença no Brasil conforme a demanda for crescendo”, explica Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton, que coordenará a fábrica.

Para a viabilização da linha de montagem brasileira, a parceria com a Agrale é estratégica para a Foton. Inicialmente, a unidade industrial gaúcha montará até sete caminhões por dia, com flexibilidade para aumentar a produção conforme seja necessário. O primeiro caminhão a sair da linha de montagem de Caxias do Sul, o semileve Aumark S 315, representa um marco histórico mundial para a Foton: trata-se do veículo comercial de número 12 milhões produzido pela empresa desde sua fundação na China, em 1996. Com Peso Bruto Total (PBT) de 3,5 toneladas, motor Cummins F 2.5 com 150 cavalos, 40,7 kgfm e transmissão ZF disponível nas versões manual e automatizada, o semileve começou a ser vendido no Brasil no segundo semestre de 2024.

O Auman D 1722, que marca a estreia da Foton no segmento de semipesados no Brasil, também será montado na linha da Foton em Caxias do Sul. Fabricado sobre chassi de alta resistência, com PBT de 16 toneladas e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 26 toneladas, o veículo vem equipado com motor Cummins F4.5 de quatro cilindros, com 220 cavalos de potência e 83,6 kgfm de torque e sistema de injeção Common Rail. O trem de força conta com transmissão manual de 6 velocidades da ZF. O conjunto da suspensão dianteira e traseira vem com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Na cabine do Auman D 1722, destacam-se os comandos multifuncionais no volante, o ar-condicionado automático, o painel de instrumentos com tela colorida multifuncional de 7 polegadas, o sistema de controle de cruzeiro e a conectividade via Bluetooth, que permite chamadas em viva-voz e streaming de áudio. O assento do motorista conta com amortecimento pneumático, há acendimento automático de faróis por sensor crepuscular e basculamento elétrico da cabine. O caminhão é equipado com um pacote com ABS, controle eletrônico de estabilidade, assistente de subida de ladeira e controle de tração. “O Auman D 1722 é ideal para uma ampla gama de aplicações, desde o transporte em áreas urbanas até longas rotas rodoviárias. A plataforma de carga espaçosa e os vários pontos de ancoragem garantem a segurança e a integridade da carga durante o transporte”, avisa Darren Lu, diretor Geral da Foton no Brasil.

O Auman está disponível no mercado brasileiro em duas versões, com algumas dimensões e capacidades distintas para atender às mais variadas necessidades dos transportadores. A variante A tem comprimento total de 7,65 metros, largura máxima dianteira de 2,48 metros, altura de 2,80 metros, distância de entre-eixos de 5,15 metros, largura máxima traseira de 2,48 metros, balanço dianteiro de 1,27 metros, balanço traseiro de 2,18 metros, distância em relação ao solo de 17 centímetros, comprimento da plataforma de carga de 6,80 metros, peso em ordem de marcha de 4.625 quilos e capacidade máxima de carga útil (incluindo carroceria) de 11.360 quilos. A versão B tem comprimento total de 8,90 metros, largura máxima dianteira de 2,48 metros, altura de 2,80 metros, distância de entre-eixos de 5,15 metros, largura máxima traseira de 2,48 metros, balanço dianteiro de 1,27 metros, balanço traseiro de 2,48 metros, distância em relação ao solo de 17 centímetros, comprimento da plataforma de carga de 6,80 metros, peso em ordem de marcha de 4.640 quilos e capacidade máxima de carga útil (incluindo carroceria) de 11.375 quilos.

Com sede em Pequim, a Foton pode fabricar mais de 700 mil unidades por ano. No Brasil, a marca chinesa vende seus veículos em uma rede de mais de 40 concessionárias distribuídas pelo território nacional e abastecidas por um centro de distribuição de peças localizado na cidade de Itajaí (SC). A meta da montadora é fechar este ano com pelo menos 80 revendas no país. No início de abril, a Foton e a Iveco anunciaram assinatura de um memorando de entendimento para explorar uma possível colaboração no desenvolvimento de soluções focadas nos mercados brasileiro e argentino.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também:
O conteúdo Foton – Táticas de expansão aparece primeiro em Roda Rio.