Celtic Park melhora sistema de som com atualização da Dynacord

O ritmo dos avanços técnicos na indústria de AV significa que os locais muitas vezes não precisam de sistemas totalmente novos para melhorar seu desempenho de áudio. Às vezes, uma melhoria incremental na eletrônica proporciona um aumento significativo nas capacidades de áudio. Este é o caso do Celtic Park, em Glasgow (ESC), casa do Celtic Football Club, que recentemente atualizou a eletrônica de seu sistema de PA para uma cadeia de sinal totalmente Dynacord.

O estádio, com capacidade para 60 mil pessoas, passou por uma reforma completa de áudio em 2017 para melhorar a cobertura sonora na área principal. Isso envolveu a instalação de alto-falantes Electro-Voice EVH e EVF, acionados e processados por amplificadores Electro-Voice CPS e controladores de matriz digital NetMax. Embora o sistema ainda funcionasse bem, a tecnologia avançou nos últimos oito anos, e o estádio poderia obter vantagens significativas em eficiência e desempenho ao reavaliar seu sistema de som. O Celtic voltou a procurar seu parceiro de integração, a North, para obter conselhos.

Os alto-falantes resistentes às intempéries ainda estavam em boas condições, então a decisão foi focar na estrutura eletrônica do sistema. A North recomendou os novos amplificadores com base na solução instalada no Craven Cottage, do Fulham. O estádio de West London possui os mesmos alto-falantes EVH que o Celtic Park, mas acionados por amplificadores IPX de última geração. “A diferença de desempenho para os alto-falantes EVH é impressionante”, explica Richard Leadbitter, gerente de vendas da Dynacord. “Você tem muito mais potência disponível e o processamento oferece uma melhoria significativa na clareza e no controle.”

A atualização incluiu a instalação de 13 amplificadores DSP IPX 10:8 e um par de amplificadores DSP IPX 5:4. Esses amplificadores adicionam maior eficiência e potência de processamento para acionar os 52 alto-falantes EVH e 60 EVF instalados ao redor do estádio. A linha IPX oferece uma densidade de potência extremamente alta de até 20.000 watts a partir de um único amplificador e qualidade de áudio impecável, graças a várias tecnologias proprietárias da Dynacord. Também conta com rede integrada (áudio Dante e controle OCA/AES70) e pode ser totalmente configurado, controlado e operado pelo software SONICUE Sound System.

A principal vantagem que o Celtic obteve com a atualização dos amplificadores foi a redução dos custos de energia por meio do aumento da eficiência. “O clube estava ciente de que precisaria atualizar seu sistema de som em algum momento, e quando mostramos quanto eles poderiam economizar com o IPX em termos de custos de energia, eles perceberam que seria benéfico”, recorda Leadbitter. “Eles sempre teriam que substituir os amplificadores em algum momento, então decidiram que deveriam fazer isso rapidamente para reduzir sua pegada de carbono e começar a economizar dinheiro.”

O Celtic Park pode alcançar essa economia graças à tecnologia ecoRAIL da Dynacord. Essa tecnologia reduz drasticamente o consumo de energia em modo ocioso da série IPX, enquanto ainda fornece saída de áudio, supervisão completa do sistema e a capacidade de restaurar a potência total de saída sem demora. Ao tocar música ambiente ou tom piloto, ou quando o sistema está em modo ocioso, o consumo de energia pode ser reduzido em mais de 50%, mantendo o amplificador ativo e totalmente funcional. A nova tecnologia também permitiu mais economias para o clube, reduzindo sua necessidade geral de UPS em 50%. Isso ajuda ainda mais o Celtic a alcançar a meta de pegada de carbono de ser o primeiro clube “verde” no Reino Unido.

Maior roteamento e controle de áudio foram adicionados com um par redundante de MXE5 Matrix Mix Engines. Essas matrizes de áudio de desempenho, combinadas com o software SONICUE Sound System, possibilitaram um maior nível de controle do usuário por meio de interfaces gráficas personalizadas que oferecem vários presets para aspectos como dias de jogo.

A equipe da North, liderada pelo consultor de AV Comercial e Pro Audio, Jason Lee, trabalhou em estreita colaboração com a equipe da Dynacord para criar a interface gráfica personalizada para o Celtic Park e expandir os limites das matrizes MXE5. “Usar o painel designer embutido no SONICUE permitiu que a North criasse uma interface de controle de áudio de nível profissional sem exigir habilidades avançadas de design”, acrescenta Lee. “Sendo orientada por ícones, a interface gráfica personalizada oferece ao operador um painel abrangente com vários benefícios para monitorar o sistema PAVA, melhorando a usabilidade, eficiência e capacidade de resposta. Ela fornece atualizações de status em tempo real para todo o roteamento de sinal analógico e Dante, status das zonas de alto-falantes, status das caixas de alto-falantes, saúde dos amplificadores, conectividade de rede e monitoramento de UPS em todo o estádio, em vários locais de rack e na sala de controle do dia do jogo. Em caso de alerta, o operador pode identificar rapidamente um problema por meio de alertas visuais imediatos.”

Refletindo sobre o projeto como um todo, Leadbitter está satisfeito em ver o maior estádio de futebol da Escócia desenvolver seu sistema de som para aproveitar ao máximo seu investimento. “O Celtic Park é um dos estádios mais barulhentos do país, talvez até do mundo!” afirma. “Quando você tem 60.000 fãs lá, eles são muito barulhentos. Portanto, você precisa de um áudio de alta qualidade e potente para se destacar no meio do ruído. O PA atualizado está fazendo isso perfeitamente.”

Site relacionado: https://dynacord.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Celtic Park melhora sistema de som com atualização da Dynacord apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.