É #FAKE que g1 publicou que Lula decretou feriado pela morte do Papa


O g1 não publicou uma página com o esse título. A imagem é uma montagem fraudulenta. Governo federal aponta que não instituiu feriado ou ponto facultativo algum. É #FAKE que g1 publicou que Lula decretou feriado pela morte do Papa
Reprodução
Circula pelas redes sociais uma imagem que imita a aparência de uma reportagem do g1 com o título: “Lula decreta feriado pela morte de Papa Francisco”. É #FAKE.

g1
O g1 não publicou uma página com o esse título. A imagem é uma montagem fraudulenta. A página distorce um conteúdo verdadeiro publicado pelo g1: o anúncio de que Lula decretou luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco —não um feriado.
“É declarado luto oficial em todo o País, pelo período de sete dias, contado da data de publicação deste Decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão tributadas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o decreto.
Questionada pelo Fato ou Fake, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República aponta que o decreto 12.440, publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira, declara luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco, mas não institui feriado ou ponto facultativo algum.

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.
É #FAKE que g1 publicou que Lula decretou feriado pela morte do Papa
Reprodução

VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito

Adicionar aos favoritos o Link permanente.