O gerente geral do Dallas Mavericks, Nico Harrison, admitiu que subestimou a popularidade de Luka Dončić entre os torcedores da equipe antes da surpreendente troca com o Los Angeles Lakers em fevereiro.
O mundo da NBA ficou atônito quando Dončić foi negociado dos Mavericks para os Lakers em uma das transações mais chocantes da história recente, apesar do astro esloveno ser o rosto dos Mavs e estar no auge de sua carreira.
Harrison tem enfrentado forte reação negativa dos torcedores de Dallas após a troca, com muitos pedindo sua demissão. O executivo de 52 anos tem defendido consistentemente a movimentação, mas na segunda-feira admitiu que o amor dos torcedores dos Mavs por Dončić o pegou de surpresa.
“Eu sabia que Luka era importante para a torcida”, disse Harrison aos repórteres durante sua coletiva de imprensa de encerramento da temporada. “Não sabia exatamente em que nível.”
Enquanto Dončić foi para Los Angeles na negociação bombástica, os Mavs receberam o 10 vezes All-Star Anthony Davis como principal peça em troca, com a esperança de transformar o time em uma potência defensiva.
Mas desde a transação, a equipe enfrentou graves problemas de lesões, com Davis perdendo grande parte da temporada e Kyrie Irving sofrendo uma ruptura do ligamento cruzado anterior logo depois.
Após a troca e como resultado da série de lesões, Dallas caiu na classificação da Conferência Oeste antes de conseguir entrar no torneio play-in como 10º colocado. A equipe venceu seu primeiro jogo antes de ser eliminada no segundo.
Isso só trouxe ainda mais pressão sobre Harrison, com torcedores sendo ouvidos gritando “Demita Nico” nos jogos em casa dos Mavericks desde a troca.
Mas Harrison mantém-se firme em sua crença de que Dallas tem os elementos de um time vencedor, apesar da temporada ter terminado. “Sentimos que é um time com calibre de campeão e teríamos vencido em alto nível, o que teria silenciado parte da indignação”, disse Harrison, acrescentando que estar saudável é a única coisa que impede o time de disputar um título.
“E infelizmente não conseguimos fazer isso, então isso continuou indefinidamente.”
A movimentação se tornou ainda mais difícil de aceitar para os torcedores dos Mavs dado o sucesso dos Lakers desde que Dončić se mudou para a Califórnia, com o time garantindo sua vaga nos playoffs e se tornando um sério candidato ao título. Dončić recebeu uma recepção de herói quando retornou ao American Airlines Center pela primeira vez no início deste mês, com os torcedores gritando seu nome durante todo o tempo e o próprio Dončić emocionado com o vídeo tributo exibido antes do jogo.
O jogador de 26 anos disse recentemente à ESPN que jogou e quebrou seu telefone quando primeiro ouviu sobre a troca, acrescentando que sentiu “tristeza principalmente” e que “sentia como se meu coração estivesse partido, honestamente.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em GM dos Mavericks admite ter subestimado popularidade de Luka Doncic no site CNN Brasil.