Após a morte do papa Francisco na segunda-feira (21), teóricos da conspiração resgataram uma das supostas profecias de Nostradamus, alegando que o texto se refere ao acontecimento dessa semana e pode prever o declínio da Igreja Católica.
O trecho que viralizou diz o seguinte (em tradução para o português):
“Com a morte de um Pontífice muito velho/ Um romano de boa idade será eleito/ Dele se dirá que enfraquece seu assento/ Mas ele permanecerá sentado por um longo tempo e em atividade mordaz”
Sobre esse sucessor, o texto de Nostradamus ainda acrescenta: “Um jovem de pele escura, com a ajuda do grande rei, entregará a bolsa a outro de cor vermelha.”
O ocultista francês Nostradamus viveu durante o século 16 e publicou uma série de escritos proféticos em seu livro “As Profecias”, que tinham como objetivo prever o futuro. As frases são enigmáticas, e foram escritas misturando francês, latim e grego.
Os textos não costumam citar nenhum tipo de data e, muitas vezes, trazem informações genéricas que são atribuídas pelos leitores aos eventos que mais parecem se encaixar na descrição.
A escolha de um novo papa
Nas próximas semanas, 135 cardeais eleitores vão se reunir na Capela Sistina para definir quem sucederá o papa Francisco no comando da Igreja Católica.
A eleição de um chefe de Estado do Vaticano gera discussões ao redor de nomes considerados fortes candidatos. Há até mesmo um termo italiano para definir esses cardeais: “Papabile” (“papável”, em tradução literal).
Apesar das especulações, existe um ditado popular cauteloso que afirma: “Quem entra no conclave como papa, sai como cardeal”. Ou seja, ser considerado um forte candidato não garante nada.
A CNN ouviu especialistas para entender o que se pode esperar do próximo papa. Veja os nomes dos principais cotados.
Saiba o que acontece assim que o papa morre
Quem são os cardeais brasileiros que votam no conclave e podem ser papa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Profecia de Nostradamus vem à tona após morte do papa Francisco; entenda no site CNN Brasil.