Comissões do Senado aprovam pedidos que miram asilo à Nadine Heredia

Comissões do Senado aprovaram nesta terça-feira (22) pedidos que miram esclarecimentos sobre o asilo diplomático concedido à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia. Os senadores querem ouvir explicações de ministros. Também foi aprovado um pedido de auditoria ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A Comissão de Relações Exteriores aprovou um convite ao chanceler Mauro Vieira para prestar informações sobre o caso. O requerimento original era de convocação, ou seja, de presença obrigatória, mas foi convertido em convite após acordo.

Segundo o presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a previsão é que o ministro compareça em uma audiência em maio.

Na Comissão de Segurança Pública, foram aprovados dois pedidos: um de informações direcionado ao ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública; e outro de auditoria do TCU sobre o uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte de Nadine ao Brasil.

Como a CNN mostrou, os pedidos foram apresentados por integrantes da oposição, que criticaram a decisão do governo brasileiro.

Nadine e o filho, que é menor de idade, chegaram ao Brasil no início da tarde de quarta-feira (16), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). À CNN, Mauro Vieira afirmou que o governo peruano concordou com a saída da ex-primeira-dama.

A ex-primeira-dama e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão pela Justiça peruana por recebimento ilícito de recursos da empreiteira brasileira Odebrecht (hoje Novonor) para campanhas eleitorais.

Após chegar ao Brasil, Nadine Heredia apresentou um pedido de refúgio. A solicitação ainda não tem previsão de ser analisada pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comissões do Senado aprovam pedidos que miram asilo à Nadine Heredia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.