Filhote de veado é resgatado por trabalhadores rurais em Sabinópolis


Animal foi encontrado sozinho e pode ter perdido a mãe em um ataque de outro animal. Ele está sob cuidados em um centro de reabilitação da fauna no Vale do Aço. Filhote de veado é resgatado por trabalhadores rurais em Sabinópolis
Usipa/Divulgação
Um filhote de veado, ainda em fase de amamentação, foi resgatado por trabalhadores rurais no município de Sabinópolis, no Leste de Minas Gerais. O animal foi encontrado sozinho em uma área de mata, e a suspeita é de que a mãe tenha sido morta após um ataque de outro animal.
Encaminhado por órgãos ambientais, o filhote agora está sob os cuidados do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), localizado em Ipatinga, onde passou por avaliação clínica e recebeu os primeiros atendimentos.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
A identificação exata da espécie ainda é incerta devido à semelhança entre os veados que ocorrem na região, mas, segundo especialistas, as características indicam que seja um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), macho, com aproximadamente 20 dias de vida.
Apesar de espécies como o Mazama gouazoubira e o Mazama americana não estarem ameaçadas de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a perda precoce do contato com a mãe compromete o aprendizado de comportamentos essenciais para a sobrevivência em ambiente natural.
O Cebus já abriga uma fêmea da mesma espécie, que também foi acolhida quando filhote, após ter sido alimentada com mamadeira por moradores da zona rural. Assim como o novo resgatado, ela não tem condições de ser reintroduzida na natureza e permanece sob cuidados especializados, até que os órgãos competentes definam a destinação final.
Veado é capturado após invadir escola
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.