Lula alerta para ações no estilo Trump ao lado de Gabriel Boric

Ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “a democracia não é feita de ocasiões” e manifestou ter preocupação caso seu sucessor tome medidas semelhantes às executadas por Donald Trump ao assumir a presidência dos Estados Unidos.

“A geopolítica do mundo não é feita de ocasiões, ela tem que ser perene e nós precisamos construir com instituições que deem segurança ao exercício da democracia, independentemente de quem seja o presidente da república”, afirmou Lula nesta terça-feira (22).

A fala do presidente aconteceu no contexto de uma série de acordos comerciais fechados entre os governos do Brasil e do Chile. O receio do presidente é que tais medidas sejam invalidadas a depender dos próximos mandatários dos dois países.

Para Lula, mudanças bruscas como a executada por Donald Trump ao suceder a Joe Binden nos Estados Unidos são temerárias. O presidente brasileiro se referia ao tarifaço aplicado pelos Estados Unidos a vários países do mundo.

“Eu não quero guerra fria. Eu não quero ter que fazer opção entre Estados Unidos ou China, eu quero ter relações com os dois. Quero fazer parceria, vender e comprar.”

Lula e Boric se encontraram durante cerimônia no Palácio do Planalto para assinarem documentos de cooperação e investimentos entre os países na segurança pública, na ciência e na cultura.

Durante o discurso, o líder do executivo brasileiro falou sobre metas para a execução das propostas e demonstrou preocupação com o futuro dos 19 acordos firmados. “Porque se não a burocracia não exercita.”

Empossado em 2022, Boric encerra seu primeiro mandato como presidente no fim deste ano.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula alerta para ações no estilo Trump ao lado de Gabriel Boric no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.