O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (23) que o governo federal “ainda deve” uma solução para o mercado de crédito imobiliário.
As declarações foram dadas durante o “CNN Talks – Especial CNN Money: Pulso Econômico | As Novas Regras do Jogo”, o primeiro evento do canal de economia.
“O Brasil não tem um bom mercado secundário de crédito imobiliário, fica tudo no balanço do banco e o banco não consegue limpar o balanço para alavancar a poupança para esse crédito. Estamos estudando isso. É uma última etapa desse governo que tem que ser cumprida”, disse Haddad.
Na última terça-feira (22), presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que o Brasil precisa migrar para um novo modelo de funding para o crédito imobiliário, que hoje tem grande dependência dos depósitos na caderneta de poupança.
Haddad ainda afirmou que o governo tem o compromisso de ajudar o sistema de crédito a diminuir spread, citando o consignado privado como uma das medidas.
“Uma das formas é aumentar a concorrência, melhorando as garantias, como o consignado privado”, disse.
Preço do café salta 77% em um ano na inflação de março, mostra IBGE
Este conteúdo foi originalmente publicado em Estamos devendo solução para o mercado de crédito imobiliário, diz Haddad no site CNN Brasil.