
Curitiba e Região Metropolitana registraram inflação de 1,15% nos preços dos produtos e serviços ligados ao turismo no mês de março.
Os dados são da Cesta do Turismo, indicador elaborado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os itens da cesta de turismo que mais tiveram alta em março foram cinema, teatro e concertos e passagem aérea. Em Curitiba e RM, o preço das passagens disparou 7,66% em março na comparação com fevereiro, e subiu 6,91% na média nacional.
Os ingressos de espetáculos e cinema ficaram 7,76% mais caros no país e sofreram elevação de 3,45% na capital paranaense e região. De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, esse avanço, no entanto, já era esperado por causa do encerramento da Semana do Cinema.
Em Curitiba e RM os turistas também pagaram mais caro na cerveja (+1,74%), refrigerante e água natural (+1,22%), refeições (+1,11%) e lanches (+1,02%). Por outro lado, alguns serviços apresentaram redução de preços, entre eles, ônibus interestadual (-2,67%), pacote turístico (-2,35%) e hospedagem (-0,50%).
No acumulado de janeiro a março, a inflação do turismo foi de 0,44% em Curitiba.
Reportagem: Marlon Santiago