Primeira-ministra da Itália vai a velório e homenageia papa Francisco

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, prestou suas homenagens nesta quarta-feira (23) ao papa Francisco, comparecendo ao velório do pontífice na Basílica de São Pedro.

Mais cedo, discursando perante o Parlamento italiano, Meloni refletiu sobre sua conexão pessoal com o pontífice. “Sempre serei grata ao papa Francisco pelo tempo que passamos juntos, por seus ensinamentos, por seus conselhos”, disse ela.

O ministro das Relações Exteriores Antonio Tajani e a líder do Partido Democrata, Elly Schlein, também visitaram a basílica para homenagear o falecido líder da Igreja.

O papa Francisco, primeiro líder latino-americano da Igreja Católica Romana, morreu na segunda-feira (21) após sofrer um derrame e insuficiência cardíaca, informou o Vaticano, encerrando um pontificado no qual ele buscou reformar a instituição antiga e dividida.

Ele tinha 88 anos e havia sofrido de pneumonia bilateral neste ano, mas sua morte surpreendeu muitas pessoas, pois havia aparecido no dia anterior na Praça de São Pedro.

Francisco também andou no papamóvel aberto para saudar a multidão em festa no Domingo de Páscoa, sugerindo que estava melhorando.

O corpo do papa ficará na Basílica de São Pedro até a noite de sexta-feira (25), permitindo que os fiéis prestem suas homenagens.

O funeral está marcado para sábado (26) e reunirá chefes de Estado e de governo de todo o mundo, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se desentendeu com o papa em questões sociais como a imigração.

Javier Milei, presidente da Argentina, país natal de Francisco, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também devem comparecer.

Veja imagens da vida do papa Francisco:

Quem são os cardeais brasileiros que votam no conclave e podem ser papa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Primeira-ministra da Itália vai a velório e homenageia papa Francisco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.