Santarém realiza sessão especial na Câmara em homenagem a pessoas com neurodivergência e entidades


A sessão encerrou com homenagens a 15 entidades e profissionais, entre eles membros da APAE, do Instituto Som da Paz, médicos, psicólogos, terapeutas e professores. Sessão especial lota o plenário da Câmara de Santarém em homenagem a pessoas com neurodivergências, familiares, educadores e entidades que atuam pela inclusão e acessibilidade no município
Gleilson Nascimento / g1
Na tarde desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, foi realizada uma sessão especial em homenagem a pessoas com neurodivergências, entidades e profissionais que atuam na defesa dos direitos e no acolhimento de pessoas atípicas. A cerimônia reuniu alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, vereadores, representantes de instituições e familiares.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Entre os homenageados, destaque para Marlon Azevedo, coordenador e fundador da Casa Azul, instituição que há oito anos oferece atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências na região. Marlon recebeu uma moção de aplausos pelos serviços prestados.
Marlon Azevedo, fundador da Casa Azul, recebe Moção de Aplausos na Câmara de Santarém pelo trabalho dedicado há oito anos à inclusão e ao cuidado de pessoas com autismo e outras neurodivergências
Gleilson Nascimento / g1
“Fundamos a Casa Azul em janeiro de 2017. De lá pra cá, temos atuado com uma equipe multidisciplinar e de forma totalmente voluntária. Já são mais de 100 voluntários envolvidos, atendendo pessoas não só de Santarém, mas de toda a região. Nosso foco é o autismo, mas também acolhemos casos de TDAH e outras comorbidades. Receber essa homenagem é um reconhecimento importante de que nosso trabalho está impactando vidas”, afirmou.
A sessão foi proposta pela vereadora Bárbara Matos, que é mãe atípica e uma das vozes mais atuantes da causa na Casa Legislativa.
“A maior luta das mães atípicas ainda é pela inclusão nas escolas. Sentimos a ausência de mediadores, de profissionais preparados. Precisamos garantir que essas crianças estejam seguras, bem acolhidas e respeitadas em seus processos de aprendizagem. Hoje a Câmara deu um passo importante ao reconhecer quem luta por isso diariamente”, destacou.
O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Alberto Portela, também participou da sessão e ressaltou o desafio das famílias atípicas.
“A Câmara não pode se isentar dessa responsabilidade. Temos que caminhar juntos: escola, família e comunidade. O atendimento educacional e de saúde para pessoas com neurodivergência ainda precisa avançar muito. Hoje homenageamos 15 instituições e profissionais, mas o trabalho de inclusão deve ser diário.”
A professora Ivete Figueira, mãe de Gabriel Sousa, de 18 anos, cadeirante, relatou as dificuldades enfrentadas no cotidiano por falta de acessibilidade.
Ivete Figueira e seu filho Gabriel Sousa, de 18 anos, participam da sessão na Câmara de Santarém
Gleilson Nascimento / g1
“É muito difícil. As ruas não têm estrutura, muitos lugares não oferecem acesso. Estamos aqui na Câmara para sermos ouvidos, porque já lutamos muito e queremos mudanças reais. Precisamos de políticas públicas que olhem para os nossos filhos com dignidade.”
Professor Alberto Augusto dos Anjos é homenageado na Câmara de Santarém com Moção de Aplausos pelo compromisso com a educação inclusiva ao longo de 25 anos de atuação na rede de ensino
Gleilson Nascimento / g1
O educador Alberto Augusto dos Anjos, com 25 anos de atuação em sala de aula, também alertou para o crescimento dos diagnósticos de TEA e a carência de recursos.
“O número de crianças com autismo cresceu muito. Nossas escolas não estão preparadas para isso. É difícil oferecer a atenção que essas crianças precisam em uma sala com 30 alunos. Mesmo com poucos profissionais, tentamos fazer com que elas se sintam acolhidas, amadas e aprendam”, finalizou.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.