A Defesa Civil instaurou um gabinete de crise devido à previsão de fortes chuvas com risco de tempestades em São Paulo, para esta quinta-feira (24) e sexta-feira (25).
O gabinete de crise será instaurado no Palácio dos Bandeirantes e funcionará a partir das 14h desta quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), o gabinete funciona entre 8h e 22h.
No local será monitorado de forma preventiva as condições climáticas dos municípios para garantir respostas rápidas. Além da Defesa Civil, o gabinete conta com a presença das agências reguladoras de serviços, concessionárias de abastecimento de água e fornecimento de energia e Corpo de Bombeiros.
A capital paulista pode ter em 48 horas toda a chuva previta para o mês, que é de 87 milímetros.
O alerta é válido para a Região Metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista, o Vale do Ribeira, o Litoral Norte, a Serra da Mantiqueira estão entre as regiões com maior atenção até o momento. O alerta é válido também para as regionais de Itapeva, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
Também há previsão de volumes significativos nas regionais de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru.
As chuvas devem ser de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo.
As instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, a presença de ventos fortes em altos níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo oceano, nas proximidades do litoral paulista.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Defesa Civil emite alerta de chuvas e instaura gabinete de crise em SP no site CNN Brasil.