
Fenômeno não era visto desde 2022 no Rio Grande do Sul. “Superbólidos” são meteoros “excepcionalmente brilhantes”, segundo responsável por observatório espacial. Meteoro ‘superbólido’ ilumina o céu sobre o RS
O observatório espacial Heller & Jung, em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou a passagem de um meteoro “superbólido” que transformou a noite em dia por segundos no Rio Grande do Sul na quarta-feira (23).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme o professor Carlos Fernando Jung, “um bólido é, normalmente, entendido como um meteoro excepcionalmente brilhante” (magnitude igual ou superior a -14).
Sendo assim, um “superbólido” é um meteoro ainda mais brilhante (magnitude igual ou superior a -17), fenômeno que não era registrado pelo menos desde 2022 no RS.
A passagem do meteoro foi registrada por volta das 19h04 e durou cerca de 10 segundos (veja acima). Segundo Jung, possivelmente, há fragmentos do meteoro no solo do estado, que ainda não foram localizados. A origem do corpo celeste também é desconhecida.
Ainda conforme Jung, os astrônomos costumam classificar os meteoros em fireball e bólidos. Os primeiros são esferas grandes e brilhantes. Já os do segundo tipo são muito luminosos, deixam um rastro e explodem rapidamente.
Passagem de meteoro do tipo superbólido ilumina céu sobre o RS
Heller & Jung/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS