Justiça decide que dois homens vão à júri popular por envolvimento na morte de policial federal na Bahia


Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, policial federal que foi morto durante operação em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
A Justiça Federal na Bahia decidiu que dois homens vão à júri popular pelo envolvimento no ataque armado que resultou na morte do agente de Polícia Federal Lucas Caribé de Monteiro de Almeida, no bairro de Valéria, em Salvador. O confronto aconteceu em setembro de 2023.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os investigados, que não tiveram os nomes revelados, foram acusados por homicídio qualificado, tentativa de homicídio contra outros 19 agentes policiais e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Os acusados seguem presos preventivamente até o júri popular. A data do julgamento não foi divulgada.
A denúncia aponta que os réus, suspeitos de integrarem um grupo criminoso na Bahia, estavam com fuzis e pistolas, quando participaram de um ataque coordenado contra os agentes públicos, para retomar o controle territorial de uma área dominada por grupo rival.
Provas
O MPF informou que a investigação identificou que o ataque foi orquestrado por chefes do grupo criminoso, de dentro de uma unidade prisional, com ordens transmitidas por videochamadas. Um dos envolvidos confessou a participação no crime, e relatou o uso de armamento pesado e a atuação de dezenas de comparsas.
De acordo com a decisão, o crime foi confirmado por laudos periciais, exames necroscópicos, registros audiovisuais e depoimentos colhidos na investigação.
Além disso, reconheceu-se como agravantes o motivo torpe do crime, a dificuldade de defesa para a vítima, o emprego de arma de fogo de uso restrito e o fato de a vítima ser um agente público no exercício da função.
Morte do agente federal
Policial federal e suspeitos morrem durante operação em Salvador
A morte do policial Federal Lucas Caribé ocorreu durante a Operação Fauda, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), no bairro de Valéria. Na operação, quatro homens suspeitos de integrar um grupo criminoso também morreram.
Baiano, 42 anos e há 10 na Polícia Federal: quem era o agente morto durante operação em Salvador
Bairro onde aconteceu operação é disputado por facções por ser próximo a saídas de Salvador
As investigações revelaram que o ataque teve participação de mais de 50 criminosos fortemente armados. Ao menos 20 deles morreram após confrontos com policiais. A última troca de tiros aconteceu no dia 11 de abril, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.