
A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre a existência de sites falsos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é de que as guias de pagamento sejam sempre geradas através dos sites oficiais, cujos endereços terminam com a extensão “pr.gov.br”, ou por meio dos apps da Receita Estadual e do Detran, que fornecem formas seguras de realizar os pagamentos.
Muitos condutores relataram que chegaram a realizar pagamentos dos boletos, mas o imposto acabou não sendo pago, pois se tratava de golpe. Os falsos boletos são gerados através de sites fraudulentos que estão disponíveis na internet, e que parecem sites oficiais.
Segundo o pesquisador de segurança Daniel Barbosa, eventos como o IPVA, IPTU e a Declaração do Imposto de Renda, são visados pelos criminosos pelo fato de ser grande o número de pessoas que buscam informações sobre esses pagamentos nas redes.
Entre os golpes estão aqueles que chegam por e-mail ou por mensagens, como se fossem enviados pelo Governo do Estado do Paraná. Alguns condutores relataram que receberam guias de pagamentos até pelos Correios, mas esse serviço desde o ano 2020.
A Receita Estadual informa que toda correspondência desse tipo deve ser ignorada.
Reportagem: Juliano Couto