Costela de porco defumada: Prato do Dia ensina receita de carne suculenta com tempero especial


Moradoras de Jataí, as chefs explicam o passo a passo do prato. Mel e suco de laranja estão entre os ingredientes da receita. Costela de porco defumada preparada em Jataí, região sudoeste Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
O Prato do Dia desta quinta-feira (24) ensina a fazer costela de porco defumada. Moradoras de Jataí, na região sudoeste de Goiás, as chefs Adriana Vilela e Daiane Rodrigues prometem deixar a carne macia, suculenta e com um tempero marcante.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ingredientes
1 kg e meio de costela suína serrada
2 colheres de sopa de páprica doce
Pimenta do reino a gosto
Mel a gosto
Meia colher de alho frito
Molho barbecue a gosto
1 colher de tempero pega marido
1 colher de açúcar mascavo
1 colher de cebola em pó
1 colher e meia de sal de parrilha ou sal grosso
Mostarda a gosto
Suco de laranja ou de maçã, ou água a gosto, para hidratar a carne na parte final da receita
LEIA TAMBÉM:
Fraldinha na cerveja preta: veja como fazer receita de carne macia com molho delicioso
Lombo com abacaxi: aprenda a fazer carne de porco com calda de fruta caramelizada
Paleta de porco: veja o preparo da receita que faz sucesso nas festas de fim de ano
Modo de preparo
O primeiro passo é limpar a carne. Tire todo o excesso de gordura para que o tempero penetre melhor. Não se esqueça de retirar a membrana que fica atrás da costela (veja a técnica no vídeo).
Um dos segredos do sabor da costela são os temperos, primeiros os secos e depois os líquidos. Para começar, misture a páprica doce, o sal de parrilha, o alho frito, a cebola em pó, o açúcar mascavo e a pimenta do reino, misture tudo e reserve.
Agora, para que os temperos não caíam da costela, passe uma camada de mostarda por toda peça. Não se preocupe, a carne não pegará o gosto da mostarda, ela servirá apenas como uma base para os temperos.
Feito isso, passe os temperos por toda a carne sem esfregar e leve para a churrasqueira por 4 horas a 120º. Se não tiver um termômetro, é só colocar nos cantos da grelha, onde a temperatura é menos intensa.
Quando der o tempo, retire a carne da churrasqueira já bem sequinha e, com a ajuda de um pincel ou colher, passe o mel e o molho barbecue. Depois disso, coloque o suco de laranja, de maçã ou água para hidratar a carne, envolva a peça em papel alumínio e leve ao forno por mais 2 horas.
Dica: caso não tenha à disposição uma churrasqueira ou queira fazer direto no forno, basta pular a etapa de grelhar a carne. Adicione os temperos líquidos logo depois dos secos, coloque no papel alumínio e leve ao forno até a carne ficar bem macia.
Depois de assada, é só servir. A carne é muito versátil e vai muito bem com diversos acompanhamentos. Pode ser servida com batatas, mandioca ou arroz branco.
Serviço
Instagram: @bisaobrancooficial
Endereço: Avenida 31 de maio, n 286 – Setor Epaminondas 1 – Jataí, Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.