A Polícia Militar de Minas Gerais (PCMG) realizou nesta quarta-feira (23), durante a operação Cerco e Bloqueio, em Teófilo Otoni, a maior apreensão de explosivos do estado. Foram 225 quilos de nitrato de amônia, 84 rolos de cordel detonante, 27 rolos de estopim, caixas de espoletas e um veículo.
A operação tinha o objetivo de prevenir crimes envolvendo a modalidade conhecida como novo cangaço. Um homem e uma mulher foram presos durante a ação.
Segundo a PMMG, os militares abordaram uma caminhonete em um local conhecido por rotas de fuga de criminosos. Inicialmente o condutor alegou que estava transportando adubo mas segundo a polícia “durante a revista, foram encontrados nove sacos de nitrato de amônia embebidos em óleo diesel, um rolo de aproximadamente 500 metros de cordel detonante e R$3.900,00 em espécie.”
Quando percebeu que seria preso, o motorista tentou fugir, agrediu um policial, mas foi perseguido e alcançado já na zona urbana.
Na casa do suspeito os militares encontraram os 84 rolos de cordel detonante, 27 rolos de estopim pirotécnico e diversas caixas de detonadores.
Dentro de um armário foram encontrados mais R$117.000,00 em dinheiro e várias caixas de espoletas detonadoras de iniciação.
O local foi isolado e uma equipe do esquadrão antibombas do BOPE/PMMG compareceu ao local. A mulher do suspeito que estava na casa também foi presa. Ambos foram e conduzidos a delegacia de Polícia Civil de Teófilo Otoni.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Maior apreensão de explosivos é feita pela polícia de Minas Gerais no site CNN Brasil.