Um homem suspeito de envolvimento em um esquema de estelionato sentimental foi preso nesta quinta-feira (24) durante a “Operação Romance Scam”, deflagrada pela Polícia Civil do Pará com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), do Rio de Janeiro.
Daniel da Silva Cassiano foi capturado na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, onde estava escondido.
Segundo a Polícia Civil, a vítima do golpe é uma mulher do Pará que acreditava estar vivendo um relacionamento virtual com um suposto militar americano, que se apresentava como “Kendrick” e utilizava fotos de um homem loiro.
Convencida pela promessa de um futuro ao lado do falso namorado, ela realizou uma série de transferências bancárias que, ao longo do tempo, somaram R$ 500 mil. As investigações apontam que Daniel foi o responsável por receber esses valores em suas contas.
Para disfarçar a origem ilícita do dinheiro, ele teria transferido parte da quantia para uma empresa especializada em criptoativos, em uma clara tentativa de lavagem de dinheiro.
Segundo os agentes, o suspeito atuava em parceria com uma quadrilha de nigerianos, comprando criptomoedas e movimentando valores em nome do grupo criminoso. Além da prisão preventiva, a operação também cumpriu mandados de busca e apreensão, bloqueio de ativos virtuais e sequestro de bens.
O celular do suspeito foi apreendido e será encaminhado para a perícia, com a expectativa de encontrar mais provas da atuação da quadrilha.
A CNN tenta contato com a defesa de Daniel.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Não era amor: polícia prende suspeito de aplicar golpe sentimental no Rio no site CNN Brasil.