Taubaté registra 1ª morte por febre amarela em 2025; vítima é um homem de 68 anos


Segundo a prefeitura, esse foi o primeiro caso confirmado da doença na cidade desde 2018 Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela.
Reprodução/TV Gazeta
A Prefeitura de Taubaté (SP) confirmou, nesta quinta-feira (24), a morte de um homem de 68 anos por febre amarela. É o primeiro caso da cidade neste ano.
Segundo a prefeitura, o homem morava no bairro Pedra Grande, mas o provável local de infecção é a região do Monjolinho, que fica na área rural da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ainda de acordo com a prefeitura, esse foi o primeiro caso confirmado da doença na cidade desde 2018 – quando o município registrou a morte de uma pessoa e três primatas infectados.
Por conta do caso, a prefeitura intensificou a vacinação casa a casa contra a febre amarela nas áreas rurais atendidas pela unidade de saúde do Monjolinho.
A vacinação é a principal forma de prevenir e controlar a doença. Em Taubaté, as vacinas estão disponíveis nas 35 salas de vacinação do município.
“A Secretaria de Saúde reforça a importância de que todos os moradores, especialmente os que vivem em áreas rurais ou próximas a matas, verifiquem sua situação vacinal e procurem a unidade de saúde mais próxima, caso ainda não tenham se imunizado”, informou a prefeitura.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença viral, transmitida pela picada de mosquitos infectados. A doença não é contagiosa, ou seja, não é passada de pessoa para pessoa.
Os sintomas iniciais da febre amarela são:
Início súbito de febre;
Calafrios;
Dor de cabeça intensa;
Dores nas costas;
Dores no corpo em geral;
Náuseas e vômitos;
Fadiga;
Fraqueza.
Vacina contra febre amarela
Rodrigo Nunes/MS
Vacinação
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) ressalta que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.
Segundo a pasta, a vacina faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde do estado.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.