A previsão do tempo indica chuva forte e volumosa prevista para a Região Sudeste nesta sexta-feira (25). Áreas de instabilidade provocam precipitações intensas, com risco de alagamentos. Na região sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão entre os estados afetados. Temporal, chuva forte e rajadas de vento são esperados.
No estado paulista, a Grande São Paulo, Sorocaba (SP), Campinas (SP), Campos do Jordão (SP), São José dos Campos (SP) e o litoral entre Peruíbe e Ubatuba são as regiões com maior risco de chuva volumosa. Há previsão de temporais, com raios e fortes rajadas de vento. A tendência é que a chuva diminua gradualmente durante a tarde.
Alerta de temporais no interior e litoral sul de São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e centro-sul do Rio de Janeiro. A chuva pode ocorrer pela manhã, mas se intensifica à tarde. No Rio, a Região Serrana, Búzios, Resende e Angra dos Reis também estão sob alerta.
Temporais podem atingir o Rio de Janeiro nesta sexta-feira (25), principalmente na faixa centro-sul. O fim de semana segue com pancadas de chuva isoladas e tempo instável em várias regiões. O norte e noroeste do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e centro-oeste mineiro podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite.
A chuva retorna com força ao estado devido à combinação de forte transporte de umidade, área de baixa pressão próxima ao litoral e intensa variação dos ventos. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h são esperadas na faixa central do estado e podem chegar a 70 km/h no norte fluminense.
Fim de semana
No fim de semana, a chuva continua na Região Sudeste, mas com menor intensidade. No sábado (26), as áreas de instabilidade enfraquecem, mas a chuva se espalha por todo o Espírito Santo e volta a ocorrer no norte e leste de Minas Gerais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a chuva será moderada, sem previsão de temporal. Períodos com sol podem ocorrer entre muitas nuvens.
No domingo (27), as pancadas de chuva se concentram no centro, oeste, norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Devido à nebulosidade e à chuva, as temperaturas não devem ser muito altas no fim de semana, mantendo-se dentro da normalidade.
Chuva continua nos próximos dias no Nordeste, com risco elevado para temporais no Maranhão, Piauí e Ceará. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se intensifica na costa norte, aumentando a possibilidade de temporais.
O litoral do Maranhão, Piauí e Ceará está em alerta para temporais. A faixa central desses estados também deve ter chuva de moderada a forte intensidade. O litoral do Rio Grande do Norte está na rota de pancadas de chuva moderadas a fortes. No litoral leste do país, a frente fria estacionada no litoral da Bahia favorece pancadas de chuva constantes.
Abril é um mês chuvoso no Nordeste, principalmente na faixa norte, devido à migração da ZCIT. São Luís, Salvador, Fortaleza e Recife terão os maiores acumulados de chuva nos próximos dias. Calor e umidade favorecem pancadas de chuva, principalmente à tarde.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vai chover hoje? Veja como fica o tempo no país neste fim de semana no site CNN Brasil.