
Pesquisa mostra que Curitiba pode ter segundo turno de votação para prefeito. O estudo eleitoral do Instituto Véritas, encomendado pelo Bem Paraná e divulgado nesta quarta-feira (11), mostra que Pimentel e Leprevost estão empatados quase no limite da margem de erro, que é de 3%.
De acordo com a pesquisa, o candidato a prefeito de Curitiba e vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera a disputa, com 24% das intenções de voto. Seguido por ele está o deputado estadual Ney Leprevost (União), com 19%. Em terceiro lugar está o deputado federal Luciano Ducci (PSB), com 16%. O ex-governador Roberto Requião (Mobiliza) aparece com 11%, Cristina Graeml (MDB) com 4,3%, a deputada estadual Maria Victoria (PP) com 4,0% e Luizão Goulart (Solidariedade) com 1,8%.
Com menos de 1% das intenções de votos aparece Andrea Caldas (PSOL), com 0,5% e Samuel de Mattos (PSTU) e Felipe Bombardelli (PCO), ambos com 0,2%. Votos Brancos e Nulos somam 8,3%, Indeciso e Não Sabe, 0,8% e Não Opinou, 9,8%.
De acordo com a pesquisa, o candidato com a maior rejeição é o ex-governador Requião, com 43%, seguido por Ducci, com 28,5%. O estudo também questionou os eleitores de Curitiba sobre a aprovação das gestões do prefeito Rafael Greca (PSD), o governador Ratinho Jr (PSD) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com os dados, a gestão de Greca conta com 74,8% de aprovação e 21% de desaprovação. A administração de Ratinho Jr foi aprovada por 77,3% e desaprovada por 18,2%. Já a gestão do presidente Lula é aprovada por 33,8% dos entrevistados e desaprovada por 62,3%.
A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número PR01872/2024 e ouviu 800 eleitores entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3 pontos percentuais.
Informação: Brenda Niewiorowski