Petz e Cobasi rejeitam os argumentos da concorrente Petlove que reclamou do plano de união das duas líderes do mercado de varejo pet no Brasil. Em nota, as duas empresas dizem que, juntas, as companhias vão “beneficiar tutores e pets com melhores preços”.
“A Cobasi e a Petz seguem confiantes que a análise técnica do Cade comprovará que a fusão entre as companhias não representa qualquer preocupação concorrencial. Ao contrário, a operação beneficiará os tutores e os pets com melhores preços”, citam as duas empresas.
As duas varejistas argumentam que, juntas, terão “menos de 10% de participação de mercado”. “Um mercado que possui concorrência qualificada, combativa e com diversidade de estratégias, incluindo lojas grandes, médias e pequenas, marketplaces, supermercados e outros agentes, com marcas consolidadas”, citam as empresas em nota conjunta.
Ontem, o Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) aceitou os argumentos e aprovou a entrada da concorrente Petlove como interessada no processo que avalia a união da Petz e Cobasi.
O Cade analisa o impacto na concorrência desse mercado e terá de emitir um parecer favorável para que o negócio seja, efetivamente, concretizado. Sem o aval do Cade, o negócio terá de ser desfeito.
Agora, como parte do processo, a Petlove vai apresentar argumentos contrários ao negócio aos conselheiros do Cade.
Os advogados da empresa citaram que Petz e Cobasi têm estratégias competitivas parecidas, e que o negócio “resultaria em um agente monopolista”.
A Petlove argumenta que, juntas, as duas empresas líderes “eliminaria a concorrência entre as duas principais rivais” e, assim, protegeriam “o mercado contra entrantes e rivais”. Entre as rivais, obviamente, está a Petlove.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Petz e Cobasi rebatem Petlove e dizem que fusão vai reduzir preços no site CNN Brasil.