Letícia Silveira ainda se emociona ao lembrar do momento em que viu o papa Francisco passar a poucos metros de distância. Ao lado do marido, Ramon Pulchério, ela acompanhou a missa de Páscoa diretamente da Praça de São Pedro, em Roma, no último domingo (20).
Foi a última aparição pública do pontífice, um momento histórico que tocou profundamente o coração da pernambucana.
“Ele fez uma surpresa para nós ali na praça. Desceu do papamóvel, passeou entre os fiéis. Conseguimos acenar para ele e ele acenou de volta”, lembra Letícia. Veja um vídeo abaixo:
O casal relata que o papa aparentava dificuldades para caminhar e falar com os católicos. Mesmo assim, pegou alguns bebês no colo e abençoou várias crianças.
“A gente, como fiel, como cristão, acredita que ele estava se despedindo da Igreja Católica como um todo, dos fiéis, até de quem não é católico também”, afirmou a gerente de marketing.
Para o casal, foi um verdadeiro presente de Deus presenciar a última aparição pública do papa.
Lembrança especial
Quem também guarda uma lembrança especial de Francisco é o economista Clóvis Cavalcanti, morador de Olinda. Em 23 de novembro de 2016, ele e a esposa foram recebidos pelo papa em uma audiência privada no Vaticano. O encontro durou cerca de 30 minutos.
Clóvis presenteou o pontífice com um livro de sua autoria sobre Economia Ecológica. “Ao chegar, o papa veio em minha direção. Eu disse: ‘papa Francisco, estou aqui como presidente da Sociedade de Economia Ecológica’. O papa perguntou: ‘O que é economia ecológica?’”, relembra.

O professor explicou que a temática já havia sido abordada pelo papa Francisco em sua primeira encíclica. “Economia ecológica é utilizar os recursos da natureza para transformações produtivas, respeitando os limites do meio ambiente.”
Segundo Clóvis, a conversa teve um tom leve e afetuoso. “O papa deu toda a atenção. Era uma pessoa muito acolhedora. Até de futebol a gente falou. Eu disse que não torcia para nenhum grande time do Rio de Janeiro, mas sim para um de Pernambuco, que não disputava jogos com o time dele na Argentina, o San Lorenzo. O papa sorriu.”
Antes de se despedirem, Clóvis foi presenteado com dois terços que guarda com carinho até hoje. Nesta última Semana Santa, recebeu de religiosos da Igreja Católica uma medalha com a imagem de Francisco, enviada diretamente do Vaticano.
Viagem para conhecer papa Francisco
Motivados pela fé, Kleber Freire e Patrícia Maia embarcaram do Recife para Roma em 2013, com o objetivo de acompanhar o conclave que elegeu o papa Francisco. “Foi um período de fé intensa, de renovação e de várias nações unidas”, relembra Patrícia.
Na época, o casal planejava visitar outros países da Europa, mas reprogramou todo o roteiro para permanecer mais tempo na Itália e vivenciar de perto aquele momento histórico.
“Na época, éramos namorados. Agora estamos casados e pensando em reviver tudo isso. Vamos aguardar os próximos dias para saber como será o novo conclave”, declarou o advogado Kleber.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presente de Deus: pernambucanos lembram momentos com papa Francisco no site CNN Brasil.