A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fez um alerta nesta quinta-feira (24) sobre os desafios que antecedem a COP30, que será realizada no Brasil em pouco mais de seis meses.
Durante uma palestra na faculdade FIA Business School, na zona oeste de São Paulo, a ministra demonstrou preocupação com o cenário internacional, classificado por ela como um “ambiente bélico”, que estaria minando os esforços globais de combate às mudanças climáticas.

“O contexto pré-COP é complexo e desfavorável. Um ambiente bélico, de guerras, mina recursos que poderiam estar sendo direcionados para o combate às mudanças climáticas. Isso é muito perigoso para os grandes problemas que precisamos enfrentar”, afirmou.
A ministra apontou, ainda, que a crise do multilateralismo — ou seja, a dificuldade de cooperação entre países — ameaça o sucesso da COP30. “Mesmo com todas as dificuldades, a COP será vitoriosa se conseguir fortalecer o multilateralismo climático”, disse ela.
Marina também defendeu que a conferência seja uma oportunidade de reverter a fragmentação política internacional e de reafirmar compromissos concretos em prol da preservação da vida no planeta.
“Temos que construir uma ambiência favorável, mesmo num cenário desfavorável”, disse, destacando que o Brasil tem atuado com protagonismo ao apresentar um Plano Clima ambicioso, com metas de mitigação e adaptação e compromisso de não ultrapassar o limite de 1,5°C no aumento da temperatura média global.
“O desafio agora é implementar. Todos os países terão que trabalhar dobrado para dar conta do recado”, concluiu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Marina Silva revela preocupação com “ambiente bélico” mundial pré-COP30 no site CNN Brasil.