Saiba como líderes mundiais foram organizados no funeral do papa Francisco

As delegações dos diversos chefes de Estado que participaram do funeral do papa Francisco na Praça São Pedro, neste sábado (26), foram organizadas considerando prioridades e a ordem alfabética na língua francesa, considerada a principal língua diplomática.

Nas primeiras fileiras estavam os representantes da Argentina e Itália, começando pelo presidente argentino, Javier Milei e por Georgia Meloni, primeira-ministra italiana.

A escolha considerou a nacionalidade de Francisco, que era argentino e o fato do Vaticano estar no território de Roma.

Depois sentaram-se 12 monarcas de diferentes países: Andorra; Bélgica; Dinamarca; Emirados Árabes Unidos; Espanha; Jordânia; Lesoto; Liechtenstein; Luxemburgo; Mônaco; Malta; Suécia.

Em seguida vieram as comitivas dos chefes de Estado, também colocadas na ordem alfabética em francês, entre elas a do Brasil, com o presidente Lula e a primeira-dama Janja, e a dos Estados Unidos, com o presidente Donald Trump, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu a Casa Branca.

O ex-presidente americano, Joe Biden, também foi à cerimônia, sentado-se a apenas algumas fileiras atrás de Trump.

Representantes, embaixadores, vices e outros cargos vieram em sequência.

Adeus a Francisco

Líderes que não chegaram a tempo para o velório, visitaram o caixão do pontífice na Basílica de São Pedro, antes do funeral que aconteceu na Praça São Pedro.

Mais de 250 mil fiéis se reuniram no local, para prestar a última homenagem ao papa, antes do sepultamento, que ocorreu na Basílica de Santa Maria Maggiore e não foi aberto e nem transmitido.

O papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de pontífice em março de 2013.

Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.

O pontífice morreu aos 88 anos, após sofrer um AVC, seguido de uma falência cardíaca irreversível.

O funeral de Francisco aconteceu neste sábado (26) e durou cerca duas horas e dez minutos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba como líderes mundiais foram organizados no funeral do papa Francisco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.