
A Lei que autoriza a concessão de uso da área da Pedreira do Atuba foi publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná nesta quarta-feira (23). A medida permite o início dos estudos de viabilidade do projeto que visa a construção de um novo espaço de lazer para a população da região.
Com a sanção do governador Ratinho Júnior, a lei permite que o Poder Executivo conceda à iniciativa privada, por meio de licitação, o uso para conservação do paredão rochoso, manutenção e exploração do espaço localizado no município de Colombo. A previsão é a implantação de atividades como escalada e tirolesa no terreno desocupado, que ocupa uma área de 119.278,95 metros quadrados.
Veja mais: INSS: aposentado não precisa pedir exclusão de desconto indevido
O projeto faz parte do Programa de Parcerias do Paraná, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) e é estruturado com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tendência é de que sejam investidos R$ 36 milhões ao longo dos 30 anos de concessão.
Além de um espaço de lazer, o local deve ser estruturado para receber eventos, feiras e festividades. Um palco para realização de shows também deve ser construído na área. O local também poderá ser explorado por geólogos e pesquisadores, que terão acesso livre à Pedreira para fins científicos.
Veja mais: Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió
Os estudos de viabilidade devem ser finalizados pelos técnicos nos próximos dias. Após este processo, a análise é apresentada à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e então ratificada pelo governador. Depois, a documentação é entregue para análise prévia do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Só após a aprovação do projeto por parte do TCE, será lançado o edital de licitação para definição da empresa que ficará responsável pelas obras e exploração do local.
Informação: Felipe Dutra