
Foi autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a licitação do Canal de Acesso no Porto de Paranaguá. O projeto, elaborado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), será o primeiro do Brasil a realizar a concessão da entrada marítima e da infraestrutura de acesso aquaviário em portos organizados.
O investimento da concessionária será de R$ 1,23 bilhão, previstos ao longo dos cinco primeiros anos, a partir da assinatura do contrato e do termo de posse, como explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Os investimentos incluem estudos e levantamentos hidrográficos, dragagem, derrocagem, sinalização, balizamento náutico, implantação de sistema de monitoramento e controle de tráfego de embarcações, entre outras ações que favoreçam a operação e a manutenção do canal de acesso ao Porto de Paranaguá.
Sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler, o TCU determinou que a concessionária estabeleça um sistema integrado de ouvidoria em tempo real e sem filtragem prévia
Reportagem: Marlon Santiago