
O cortejo transportando o corpo do papa Francisco chega à Basílica de Santa Maria Maior após as cerimônias fúnebres na praça de São Pedro. Com o enterro do corpo de Francisco, se inicia o período de nove dias de luto oficial pela Igreja Católica Apostólica Romana.
Saiba mais:
- Cerimônia solene homenageia Papa Francisco na Catedral de Curitiba
O caráter de Francisco próximo aos pobres e aos marginalizados foi lembrado pelo decano do colégio dos cardeais, que realizou a homilia em memória ao papa.
Com a morte do papa Francisco, a Igreja Católica está de luto e em breve precisará eleger um novo líder. Esse processo, extremamente rigoroso e cercado de sigilo, é conhecido como conclave, e pode demorar dias – o mais longo da história durou dois anos e nove meses.
Ao longo das décadas, o processo já passou por alterações e melhoras. Pelas regras atuais do Vaticano, o conclave deve começar entre 15 e 20 dias após a morte do papa. Sendo assim, na teoria, é estimado que a votação comece entre os dias 6 e 11 de maio.
No entanto, ainda não foi divulgada uma data oficial. Em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI estabeleceu uma nova regra que permite flexibilidade nesse prazo. Pela norma, o início do Conclave pode ser antecipado se todos os cardeais com direito a voto já estiverem no Vaticano.