
A situação mais crítica é no de Vargem das Flores, que está abaixo da metade da capacidade – 46,6%. Apesar do cenário, Copasa afirmou que há água suficiente para abastecer os moradores. Reservatório Vargem das Flores está abaixo da metade da capacidade
Lucas Franco/TV Globo
Os reservatórios de água que abastecem 3,5 milhões de moradores da Grande BH enfrentam um longo período sem chuva, e já registram quedas significativas no nível de sua capacidade.
Todos os sistemas de captação estão passando por diminuição no volume de água desde o dia 12 de agosto, segundo o monitoramento da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Apesar do cenário, a empresa informou que os níveis são suficientes para abastecer a Região Metropolitana de BH.
A situação mais crítica é no de Vargem das Flores, que está abaixo da metade da capacidade – 46,6%. O volume de Rio Manso está em 60,3% da capacidade, e o de Serra Azul, em 70,3%. O Sistema Paraopeba como um todo, que engloba os três reservatórios, está em 61,5%.
Nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba
LEIA TAMBÉM:
Nível de reservatórios de água na Grande BH cai 23% em um ano; em Belo Horizonte não chove há mais de 130 dias
Sistema Paraopeba é composto pelos reservatórios Serra Azul, Vargem das Flores e Rio Manso
Arte/TV Globo
Sem chuva
Em todo o mês de agosto, não choveu nada em nenhum dos reservatórios do Sistema Paraopeba e no Rio das Velhas, também responsável pelo abastecimento na Grande BH. Em Belo Horizonte, não chove há mais de 140 dias.
Nesta semana, a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta de baixa umidade do ar válido até a próxima quarta-feira (4). Segundo o órgão, os índices de umidade relativa do ar podem ficar em torno de 15% – o ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que fiquem acima de 60%.
Galerias Relacionadas
Vídeos mais vistos no g1 Minas: