A Volkswagen e a Uber anunciaram uma parceria de longo prazo com o objetivo de introduzir veículos autônomos na plataforma de mobilidade da gigante de transportes por aplicativo nos Estados Unidos.
O acordo estabelece que a montadora alemã, por de sua divisão de veículos comerciais, desenvolverá, fabricará e fornecerá versões autônomas de sua van elétrica ID. Buzz para serem integradas à rede da Uber no país.
A ID. Buzz, conhecida por seu design inspirado na Kombi clássica, servirá como base para esses veículos sem motorista.
O plano prevê a disponibilização desses veículos para usuários do serviço da Uber, começando por cidades selecionadas nos Estados Unidos.
Embora um cronograma específico e as cidades pioneiras não tenham sido detalhados no anúncio, a colaboração é projetada para uma implantação gradual em breve.
De acordo com as empresas, os usuários poderão solicitar viagens nos ID. Buzz autônomos diretamente pelo Uber, que cuidará da gestão das corridas e da interface com o cliente.
As duas companhias dizem esperar que a iniciativa combine a capacidade industrial e a tecnologia de condução autônoma em desenvolvimento pela Volkswagen com a vasta rede de usuários, dados operacionais e experiência em gerenciamento de frotas da Uber.
A Volkswagen será responsável pelo veículo e pelo sistema de direção autônoma, enquanto a Uber integrará os carros à sua plataforma e fornecerá a infraestrutura digital para o serviço.
Carros também têm problemas respiratórios? Entenda impacto da altitude
Este conteúdo foi originalmente publicado em VW e Uber fecham acordo para uso de van elétrica autônoma nos EUA no site CNN Brasil.