A Blackmagic Design anunciou que a empresa de jogos Loaded adotou um fluxo de trabalho com equipamentos da marca na recente “Fragathon” do streamer Shroud, uma versão gamer de um subathon. Com uma média de 11.879 espectadores simultâneos, o subathon somou mais de 27 milhões de visualizações no YouTube, TikTok e X, arrecadando mais de 1 milhão de dólares para o St. Jude Children’s Research Hospital, combinando doações, a receita do canal e desafios realizados durante o gameplay.
“O ‘Fragathon’ é a versão do Shroud do conhecido formato subathon, em que um criador transmite ao vivo por 30 dias seguidos”, disse Ricky Gonzalez, vice-presidente de conteúdo e produtor executivo do projeto. “O Shroud é um dos criadores de conteúdo mais renomados e bem-sucedidos do universo gamer, então queríamos criar um evento que combinasse sua paixão por jogos com a arrecadação de fundos para uma causa nobre.”
Uma infinidade de câmeras de estúdio e um switcher ATEM Mini Extreme da Blackmagic Design foram utilizados para ajudar a produzir a transmissão ao vivo durante os 30 dias, nos diferentes cenários montados na casa do Shroud.
“Trabalhamos em estreita colaboração com o Shroud, primeiramente, para desenvolver a estratégia do evento e, depois, para transformar sua casa em um multiestúdio para criação de conteúdo”, explicou Gonzalez. “Precisávamos da flexibilidade de poder alternar entre os diferentes sets a qualquer momento, por isso cada estúdio precisou de muitas câmeras, cabos e estações de controle. Todo o evento foi ao vivo, então precisávamos estar preparados para qualquer coisa.”
A infraestrutura de transmissão incluía uma área LAN, que funcionava como um cyber café na sala de estar do Shroud, com seis estações de jogos, todas equipadas com uma Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 como a webcam e outra instalada no alto da sala para captar o ângulo geral do ambiente. “Esta foi uma câmera/cena que usamos bastante ao longo do evento como o elemento intersticial entre as mudanças de cena”, disse.
Outras configurações incluíam um estúdio para podcasts e jogos de tabuleiro com três unidades da Blackmagic Studio Camera 4K Pro, uma Blackmagic Studio Camera 4K Pro G2 para captar um plano geral do estúdio pessoal do Shroud e um ATEM Mini Extreme para alternar entre o gameplay e imagens ao vivo dos estúdios montados na cozinha e na sala de estar.
“Optamos pelas câmeras da Blackmagic Design como nossa principal solução por vários motivos. Estávamos trabalhando em espaços apertados, mas não podíamos sacrificar a qualidade do produto final, então escolhemos a melhor opção do mercado. Contar com monitores sofisticados e precisos na parte traseira de cada Studio Camera permitiu uma configuração compacta com uma imagem excelente”, explicou Gonzalez.
“Ter câmeras confiáveis, que pudéssemos ligar e começar a transmitir imediatamente, foi essencial, e não posso deixar de frisar o quanto as Studio Cameras foram incríveis nesse aspecto. Conseguimos colocar os estúdios em funcionamento sem nenhum esforço, em segundos”, disse. “Além disso, o ecossistema geral e o controle via PoE ou USB-C por todo o estúdio foram incríveis, tanto para as configurações das unidades Studio quanto para as das Micro Studio Camera. Foi possível esconder as câmeras em locais de difícil acesso sem nos preocupar em espalhar cabos pela casa, o que é crucial, já que queríamos uma configuração de estúdio sem comprometer a habitabilidade da casa.”
Falando mais sobre o ecossistema da Blackmagic Design, Gonzalez elogiou a funcionalidade do ATEM Mini Extreme, sobretudo quando integrado às câmeras. “Usar as câmeras Blackmagic com o ATEM foi impressionante. Você conta com muito controle à distância, sem ter que ir até a câmera fisicamente, ajustando a imagem de qualquer canto da sala. Os ATEMs são muito intuitivos, e com uma equipe reduzida que precisava assumir várias responsabilidades ao mesmo tempo, podíamos delegar a transmissão para qualquer pessoa na equipe, com a certeza de que o ATEM era simples e superconfiável.”
“Arrecadar mais de 1 milhão de dólares para o St. Jude foi o maior destaque da produção e de todos que trabalharam no projeto. Conseguir isso fazendo o que você ama é algo realmente tocante e traz uma enorme sensação de realização,” concluiu Gonzalez. “O interessante em um projeto como este, principalmente em um ambiente ao vivo, é que sempre surgem desafios técnicos que precisam ser resolvidos imediatamente e, para a produção, isso é sempre estimulante.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
O post Loaded utiliza Blackmagic Design em subathon ao vivo do Shroud apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.