Varejistas como a rede de supermercados Lidl e a gigante de móveis IKEA fecharam lojas na Espanha e em Portugal, depois de uma grande queda de energia causar apagões nos dois países nesta segunda-feira (28).
As empresas estão tomando medidas “para garantir a segurança de todos”, disse a associação do setor varejista EuroCommerce. As lojas tentam entender a dimensão do problema com as autoridades locais, acrescentou.
O Lidl inicialmente fechou 630 lojas na Espanha, mas começou a reabrir algumas após a retomada do fornecimento de energia na região e em outras áreas, disse um porta-voz.
A IKEA fechou temporariamente lojas e pontos de retirada de produtos em toda a Espanha, embora tenha acionado geradores nas lojas maiores e permitido que clientes permanecessem nas unidades, disse o franqueado Ingka Group.
“Estamos permitindo que nossos clientes e colegas de trabalho permaneçam em nossas lojas caso não tenham opções de transporte”, disse um porta-voz em comunicado.
A interrupção paralisou o trânsito e proibiu voos. Todas as lojas IKEA em Portugal também foram fechadas.
A varejista de roupas espanhola Tendam disse que fechou todas as lojas em partes da Espanha e de Portugal que ficaram sem energia. A empresa mandou os funcionários para casa nas sedes de Madri e Barcelona.
Confiança na indústria tem menor nível em quase 5 anos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Varejistas fecham lojas na Espanha e em Portugal após corte de energia no site CNN Brasil.