O Brasil vai sediar pela primeira vez a Olimpíada Internacional de Química Mendeleev (OIQM-59). Considerado uma das competições escolares mais antigas e prestigiadas do mundo, e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o evento chega à sua 59ª edição em 2025.
Para participar, os estudantes devem estar cursando o último ano do ensino médio. A inscrição também é permitida nos casos em que o candidato esteja na fase de pré-graduação e entre os vencedores das Olimpíadas Nacionais de Química.
A competição final acontecerá em três etapas, que serão divididas entre os dias 5 a 12 de maio, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em seu campus de Belo Horizonte.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a instituição mineira, a Faculdade de Química da MGU (Moscou) e Fundação Melnichenko.
Segundo os organizadores, um dos principais objetivos da competição é apoiar os alunos na formação de um novo grupo de futuros cientistas, além da cooperação para promover uma plataforma de diálogo entre a comunidade educacional e científica internacional.
Matemática no Enem: como estudar os assuntos que mais caem
Este conteúdo foi originalmente publicado em Olimpíada Internacional de Química será realizada pela 1ª vez no Brasil no site CNN Brasil.