Boatos.org
Boato – Alexandre de Moraes evitaria investigar Silas Malafaia e Marcos do Val porque eles teriam cidadania americana.
Análise
Não é de hoje que fake news sobre o STF e, principalmente, Alexandre de Moraes, circulam na internet. Agora, começaram a circular vídeos e postagens em redes sociais alegando que o ministro Alexandre de Moraes não mandaria prender o pastor Silas Malafaia e o senador Marcos do Val.
Segundo os conteúdos, ambos estariam “protegidos” porque teriam cidadania americana, o que supostamente impediria ações judiciais contra eles. O conteúdo vai além: sugere que Alexandre de Moraes teria uma espécie de “acordo” com os Estados Unidos, sendo impedido de agir contra cidadãos americanos para evitar incidentes diplomáticos.
O vídeo que se espalhou afirma que Moraes seria duro apenas com brasileiros comuns e “faria vista grossa” para quem tem cidadania dos EUA. Confira abaixo o texto e a transcrição do conteúdo que viralizou:
Porque o poderoso Alexandre de Moraes, o homem que manda aprender meio mundo com um estalar de dedos, nunca encostou em um fio de cabelo do Silas Malafaia, nem do senador Marcos Duval? Já é o povo? Segura essa que é de cair o queixo? Já percebeu que tem gente que peita autoridade, faz e acontece, mas nunca é preso? Pois é, agora me diz. Já parou pra pensar nisso? A resposta é simples. Cidadania americana, amigos. Isso mesmo. Os dois têm cidadania dos Estados Unidos, e por isso Xandão não tem peito pra prender eles.
Porque uma coisa é mandar aprender Brasileiro comum, fazer busca em apreensão na casa de quem descorda dele, e censurar todo mundo na base da canetada. Outra coisa é bater de frente com o tio Sam, e aí fica claro o jogo, quem tem cidadania americana tem proteção VIP. Já pensou no escândalo que seria se Moraes ousasse prender um cidadão americano? Os Estados Unidos ia cair matando?
Ele sabe disso, e por isso só corre atrás dos mais fracos, daqueles que não tem quem os defenda lá fora. Agora quando é gente que pode dar do de cabeça internacional, ele faz vista grossa e finge que não viu. Mas, pera aí, se esse é o critério, será que tem mais um nome de peso nessa lista? Porque tem um alguém que tá tranquilo demais, mesmo sendo alvo de todo tipo de ataque. Será que Bolsonaro também tem cidadania americana na manga? Será que esse é o motivo de tanta tranquilidade?
Checagem
A história caiu como uma luva em quem não nutre simpatia por Alexandre de Moraes, mas é fake. Três pontos principais precisam ser checados sobre esse conteúdo: 1) Silas Malafaia e Marcos do Val têm cidadania americana? 2) Alexandre de Moraes evita investigar Silas Malafaia e Marcos do Val por causa de cidadania dos EUA? 3) Alexandre de Moraes e o STF têm algum conluio com os EUA?
Silas Malafaia e Marcos do Val têm cidadania americana?
Não há qualquer registro confiável de que Silas Malafaia ou Marcos do Val possuam cidadania americana. Ambos são tratados por veículos internacionais como brasileiros e não residem nos Estados Unidos por longos períodos.
Os processos de obtenção de cidadania americana envolvem critérios rígidos e demandam tempo de moradia no país, como o explicado nesta matéria do G1.
Alexandre de Moraes evita investigar Silas Malafaia e Marcos do Val por causa de cidadania dos EUA?
Também não procede. Inclusive, Marcos do Val é alvo de diversas investigações no Brasil. Em 2024, ele foi alvo de uma apuração da Polícia Federal, como mostra esta reportagem da CNN Brasil. Outra reportagem, também da CNN, mostra que o senador chegou a alegar perseguição política em meio às investigações.
Ou seja, ele não é “intocável” como o boato sugere. Já Silas Malafaia, embora não seja alvo de investigações recentes (antigas, sim, como esta), não há qualquer indicação de que isso se deva a uma suposta cidadania americana.
Alexandre de Moraes e o STF têm algum conluio com os EUA?
Não há qualquer evidência de que Alexandre de Moraes ou o Supremo Tribunal Federal tenham algum tipo de conluio com os Estados Unidos. Pelo contrário: Moraes já bateu de frente publicamente com figuras internacionais, como no episódio em que enfrentou Elon Musk nas redes sociais.
Tal atitude demonstra que ele não hesita em tomar decisões mesmo que envolvam repercussão internacional. Portanto, a narrativa de proteção especial por parte dos EUA não encontra respaldo em fatos.
Conclusão
O conteúdo que aponta que Alexandre de Moraes não mandaria prender Silas Malafaia e Marcos do Val por eles terem cidadania americana é falso. Não há provas de que eles tenham tal cidadania, Marcos do Val é investigado no Brasil e Alexandre de Moraes já enfrentou personalidades estrangeiras, mostrando que não há qualquer tipo de proteção ou conluio com os Estados Unidos.
Fake news
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)
The post Não é verdade que Alexandre de Moraes não investiga Silas Malafaia e Marcos do Val porque eles teriam cidadania americana appeared first on Boatos.org.